Periodontite na grande maioria dos casos ocorre devido ao progresso do estado prolongado da gengivite. Nesse caso o processo inflamatório atinge os componentes de sustentação dos dentes (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). Uma vez detectada, a periodontite é irreversível, mas pode ser controlada ou estabilizada. Essa doença pode levar à perda permanente de dentes.
COMO SABER SE TENHO PERIODONTITE?
Além dos sinais inflamatórios na gengiva citados no artigo: , a periodontite provoca perda do volume ósseo que sustenta a raiz dos dentes, podendo provocar sensibilidade, mobilidade e até mesmo perdas dentária.
QUAL O TRATAMENTO?
Geralmente o que causa periodontite é a atividade bacteriana sobre os restos alimentares (placa bacteriana) que se acumulam na dentição em contato com a gengiva. Fatores hormonais, uso de drogas, medicamentos, traumas (como golpes mecânicos e próteses mal adaptadas), má nutrição, discrasia sanguínea, infecções viróticas e fúngicas podem agravar os sintomas.
Na periodontite existe uma participação mais importante das bactérias anaeróbicas no andamento da doença
Sendo a placa bacteriana a principal causa a remoção dela é o primeiro passo para o tratamento, em alguns casos uma intervenção cirúrgica periodontal é necessária.
Na doença periodontal uma análise do cirurgião dentista para investigar as causas é imprescindível para o tratamento da doença, o paciente deve passar por terapia periodontal contínua para a manutenção do nível ósseo restante.
O QUE FAZER PARA EVITÁ-LA?
Como dito anteriormente, sendo a placa bacteriana o fator causal, uma boa higiene oral e consultas regulares ao seu dentista podem evitar o aparecimento da doença. Vale lembrar que é natural na fisiologia do envelhecimento certa perda de volume ósseo na região dos dentes.
ESTÁGIOS DA PERIODONTITE
A periodontite de forma resumida é dividida em 4 estágios sendo o estágio I sem grandes perdas ósseas e o estágio IV com grandes defeitos horizontais nos ossos de sustentação dos dentes e perdas dentárias.
Veja na imagem abaixo a progressão da periodontite:
É COMUM CRIANÇAS TEREM ESSA DOENÇA?
Não, mas em crianças e jovens existe a periodontite agressiva que afeta pequenos grupos de dentes caracterizados por uma atividade bacteriana mais potente nessas regiões, geralmente tem evolução rápida da perda óssea de forma vertical.