Sinais e Sintomas da Gengivite

gengivite

CONQUIST ODONTOLOGIA | 05/07/2016  – Atualizado em 07/10/2021| ⌛️ 3MIN.

O que é a gengivite?

De modo geral, a gengivite é a inflamação na gengiva decorrente das toxinas liberadas pelas bactérias durante a metabolização dos restos alimentares na placa bacteriana aderida ao dente.

Como saber se  tenho gengivite?

Pelo fato de ser um processo inflamatório a gengiva sofre algumas alterações rubor (vermelhidão), edema (inchaço) e dor. Com a inflamação ocorre um aumento da vascularização o que pode provocar sangramento.

Qual o tratamento?

Geralmente o que causa  é a atividade bacteriana sobre os restos alimentares (placa bacteriana) que se acumulam na dentição em contato com a gengiva. Fatores hormonais, uso de drogas ou medicamentos, traumas (como golpes mecânicos e próteses mal adaptadas), má nutrição, discrasia sanguínea, infecções viróticas e fúngicas podem agravar os sintomas. Sendo a placa bacteriana  a principal causa a remoção dela é o primeiro passo para o tratamento. Uma análise do cirurgião dentista para investigar as causas é imprescindível para a regressão da doença

Como evitá-la?

Como dito anteriormente, sendo a placa bacteriana o fator causal uma boa higiene oral e consultas regulares ao seu dentista podem evitar o aparecimento da gengivite.

Gengivite é transmissível?

A placa bacteriana não é transmissível mas os hábitos de higiene são passados de pais para filhos, o ideal é que toda a família tenha um comprometimento na higiene oral e tenham um dentista de confiança.

Existem algumas infecções virais e fúngicas geralmente herpéticas e devido a cândida que podem ser transmissíveis, mas são casos especiais que necessitam uma série de fatores para que ocorram como contato direto da saliva e imunossupressão. Consulte seu dentista para analisar caso a caso

Existe estágios da gengivite?

Em resumo ela pode ser dividida pela extensão, ou seja, ela pode ser localizada ou generalizada, o que ira definir será o numero de dentes com sangramento e deverá ser observada a  severidade do caso: se, moderada ou severa, isso de acordo com o tipo sangramento.

Por exemplo: a gengivite moderada a gengiva sangra com estimulo, a severa a gengiva sangra espontaneamente.

É comum crianças terem gengivite?

Caso a criança não tenha bons hábitos de higiene oral ela pode ter gengivite, assim como pode ter gengivite modificados pelos fatores citados neste artigo.

Conheça o nosso Programa Kids clicando na imagem abaixo:

Gengivite pode causar mau hálito?

Os restos de alimentos na boca servem de substrato para as bactérias que já existem naturalmente nesse ambiente liberando substâncias com forte odor.

É mais comum em quem usa aparelho ortodôntico?

Sim, o aparelhos ortodônticos de certa forma ajudam no acúmulo de restos de alimentos, o que pode provocar a gengivite. Por isso é de fundamental importância fazer uma boa higienização com o uso de escovas ortodônticas, escovas interdentais e o uso do fio dental. Se  tiver dúvidas de como fazê-la, converse com o seu ortodontista.

Ficou com alguma dúvida ou precisa Agendar uma Avaliação Odontológica? Faça o seu Agendamento clicando no botão Agendar Agora.

Agende uma avaliação agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.