O QUE É A PERIODONTITE?

 
Periodontite  na grande maioria dos casos ocorre devido ao progresso do estado prolongado da gengivite. Nesse caso o processo inflamatório atinge os componentes de sustentação dos dentes (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). Uma vez detectada, a periodontite é irreversível, mas pode ser controlada ou estabilizada. Essa doença pode levar à perda permanente de dentes.

COMO SABER SE  TENHO PERIODONTITE?

Além dos sinais inflamatórios na gengiva citados no artigo: Sinas e Sintomas da Gengivite, a periodontite provoca perda do volume ósseo que sustenta a raiz dos dentes, podendo provocar sensibilidade, mobilidade e até mesmo  perdas dentária.

QUAL O TRATAMENTO? 

Geralmente o que causa periodontite  é a atividade bacteriana sobre os restos alimentares (placa bacteriana) que se acumulam na dentição em contato com a gengiva. Fatores hormonais, uso de drogas, medicamentos, traumas (como golpes mecânicos e próteses mal adaptadas), má nutrição, discrasia sanguínea, infecções viróticas e fúngicas podem agravar os sintomas.

Na periodontite existe uma participação mais importante das bactérias anaeróbicas no andamento da doença

Sendo a placa bacteriana  a principal causa a remoção dela é o primeiro passo para o tratamento, em alguns casos uma intervenção cirúrgica periodontal é necessária.

Na doença periodontal uma análise do cirurgião dentista para investigar as causas é imprescindível para o tratamento da doença, o paciente deve passar por terapia periodontal contínua para a manutenção do nível ósseo restante.

O QUE FAZER PARA EVITÁ-LA?

Como dito anteriormente, sendo a placa bacteriana o fator causal, uma boa higiene oral e consultas regulares ao seu dentista podem evitar o aparecimento da doença. Vale lembrar que é natural na fisiologia do envelhecimento certa perda de volume ósseo na região dos dentes.

ESTÁGIOS DA PERIODONTITE

A periodontite de forma resumida é dividida em 4 estágios sendo o estágio I sem grandes perdas ósseas e o estágio IV com grandes defeitos horizontais nos ossos de sustentação dos dentes e perdas dentárias.

Veja na imagem abaixo a progressão da periodontite:

periodontite

É COMUM CRIANÇAS TEREM ESSA DOENÇA?

Não, mas em crianças e jovens existe a periodontite agressiva que afeta pequenos grupos de dentes caracterizados por uma atividade bacteriana mais potente nessas regiões, geralmente tem evolução rápida da perda óssea de forma vertical.

saude bucal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.