Julho Laranja – Campanha de Prevenção a Ortodontia Infantil

ortodontia preventivaCONQUIST ODONTOLOGIA  |  05/07/2022  ⌛️ 3MIN.

Em 18 de abril de 2019, em Brasília, foi criado um projeto de lei que visa estabelecer que todas crianças a partir dos 5 anos de idade, tenham direito a cuidados ortodônticos preventivos na rede pública de saúde. A ideia surgiu pelo fato de que no Brasil não existe o atendimento na saúde pública direcionado à prevenção das más oclusões.

Assim surgiu o JULHO LARANJA!

A cor foi escolhida para simbolizar essa campanha por representar alegria, vivacidade e confiança.

Primeira visita ao Odontopediatra

É indicado que toda criança faça sua primeira visita ao dentista Odontopediatra antes, ou assim que começarem a nascer seus primeiros dentinhos de leite e manter o acompanhamento regular a cada 06 meses.

Nesses acompanhamentos regulares o Odontopediatra conseguirá avaliar se haverá ou não a necessidade do tratamento ortodôntico preventivo e assim encaminhá-lo para o dentista Ortodontista.

Sobre a campanha do Julho Laranja

Essa campanha vem para alertar que a primeira avaliação ortodôntica pode ser feita mesmo se a criança possuir apenas dentes de leite ou no início da troca dentária. Pois muitos pais acreditam que uma criança deve iniciar tratamento ortodôntico somente quando todos os dentes de leite caem e isso é um erro muito comum.

O que é a Ortodontia Preventiva?

A ortodontia preventiva é um ramo da odontologia que visa prevenir problemas nas arcadas dentárias e ossos da face, ou evitar seu agravamento. O profissional dessa área também trabalha a conscientização e educação dos pacientes, que são crianças de 05 a 12 anos.

Destacamos alguns sinais que podem ajudar a identificar a hora correta de procurar um ortodontista. 

  • Presença de dentes nascendo em locais indevidos, como no céu da boca, acima ou atrás de outros;
  • Quando há mordida cruzada, resultado do estreitamento da arcada superior;
  • Na perda precoce dos dentes de leite provocada por cáries ou traumas;
  • Quando a criança não consegue tocar os dentes da frente e a mordida fica aberta;
  • Em casos onde os dentes superiores cobrem os inferiores;
  • Se a respiração da criança se dá mais pela boca do que pelo nariz;
  • Quando, durante o sono, a criança está com a boca quase sempre aberta;
  • Com a constatação de que o queixo está mais para frente ou para trás do que o normal;
  • Quando a criança apresenta uma expressão fadigada com presença de olheiras profundas;
  • Se apresenta a voz anasalada;

Dentes tortos podem ser apenas um problema estético, mas, na maioria dos casos, eles podem estar associados a problemas de mordida. Ainda, quando tortos podem tornar a higienização mais difícil, criando um ambiente favorável ao surgimento de gengivites e cáries.

Além disso, ter os dentes desalinhados pode ocasionar um estresse adicional aos músculos de mastigação, gerando dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular, também conhecida como síndrome ATM, e dores na região do pescoço, dos ombros e, em casos mais graves, causar desconforto até mesmo das costas.

Quais os benefícios da Ortodontia Preventiva?

São vários benefícios paras as crianças quando se é feito a ortodontia preventiva, sendo alguns deles como: a prevenção de problemas mais complexos, como a mordida cruzada, a sobremordida e outros problemas que afetam os ossos da face, evitando tratamentos mais invasivos no futuro; evita a extração de dentes por falta de espaço; reduz o número de procedimentos no futuro; favorece a formação dos dentes permanentes; ajuda na mastigação e respiração; Corrige hábitos de sucção; Diminui o impacto entre dentes.

Além desses benefícios, a ortodontia preventiva mantém a estética do sorriso, preservando a autoestima da criança.

Cabe também à ortodontia preventiva identificar problemas na fala, na respiração, na deglutição e outros, fazendo o encaminhamento do paciente para profissionais a fim de complementar os tratamentos realizados. O ortodontista poderá trabalhar em conjunto com o fonoaudiólogo, pediatra, e nutricionista, para que juntos possam melhorar a qualidade de vida da criança.

A escolha do melhor tipo de aparelho dependerá sempre do caso do paciente. Vale lembrar que na infância, o bullying é muito comum nas escolas. Sendo assim, escolher um aparelho discreto é muito importante.

Nossa equipe de dentistas especialistas apoia essa campanha e acredita que a Prevenção Ortodôntica pode trazer muitos benefícios para as crianças, pois toda criança deve ter um tratamento de saúde digno!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.