Por que o dente de leite está demorando para cair?


CONQUIST ODONTOLOGIA | 11 Fevereiro. 2020 |⌛️ 3MIN.

A arcada dentária da criança possui em sua normalidade  20 dentes decíduos ( de leite) os quais serão substituídos por 32 dentes permanentes no futuro. Essa troca costuma iniciar por volta dos 5 aos 6 anos de idade, seguindo ,geralmente, a mesma cronologia da erupção que ocorreu por volta pelos 6 meses.

Esse processo traz grandes expectativas, ansiedade, medo e insegurança, tanto por parte dos pais quanto por parte dos filhos — afinal, essa transição mostra que estes estão crescendo e não são mais “bebês”.

Porém, quando essa mudança não ocorre, é importante que os pais fiquem atentos, já que vários são os motivos que fazem os dentes de leite não caírem. 

Mas afinal, por que o dente de leite está demorando para cair?

Pode ocorrer por alguns fatores, que são: origem local, ambiental ou genética. Estas condições podem  influenciar o processo de erupção dos dentes permanentes.

Aqui vamos listar algumas:

LOCAL:

  • Encurtamento do arco dental, assim sem espaço para o permanente erupcionar;
  • Desvio da erupção do germe no permanente, não esfoliando a raiz do decíduo;
  • Anquilose dental;
  • Gengiva fibrosa;
  • Falta de estímulo mastigatório;
  • Falta do sucessor permanente;
  • Trauma local.

AMBIENTAL:

  • As deficiências nutricionais;
  • Alterações metabólicas.

HEREDITÁRIOS/ CONGÊNITOS:

  • Condições congênitas de origem não hormonal;
  • Displasias;
  • Alterações cromossômicas, como o Down.

Chamamos na odontologia de retenção prolongada de dente decíduo quando o dente de leite não esfoliou na época correta, sendo que, muitas vezes o dente permanente já está erupcionando atrás do decíduo.

Qual o papel do dente de leite?

O dente de leite existe, pois, durante a infância, a arcada dentária é menor e ainda não comportaria os dentes em seu tamanho normal. Ele é responsável pela mastigação, etapa importante para facilitar a digestão; auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face; fonética para a pronúncia correta das palavras; auto estima/estética dentária e facial o que também contribui para a vida social/comportamental e também é o mantenedor natural de espaço para acomodar os dentes sucessores.

Enquanto ele desempenha todas essas funções, os dentes definitivos são formados a todo vapor e podem até ser vistos através da radiografia da arcada dentária. Por isso, é imprescindível que os cuidados com a dentição sejam iniciados o mais precocemente, ou seja, a partir do irrompimento do primeiro dente, o que ocorre entre os 6 e os 10 meses de idade. Veja um artigo sobre os cuidados desde os primeiros dentinhos do bebê. É só clicar AQUI.

Lembrando que o não cuidado dos dentes decíduos pode causar problemas sérios de desenvolvimento da criança.

Por que o dente de leite cai?

Essa troca é essencial para o correto crescimento dentário da criança. Normalmente, o dente de leite cai devido à pressão que seu sucessor permanente exerce, destruindo sua raiz — eles ficam moles por conta dessa pressão e perdem a sustentação. O dente permanente começa a aparecer logo em seguida.

Através da consulta com o cirurgião dentista especializado no atendimento infantil, o odontopediatra, será avaliado de forma individualizada cada paciente, sua condição de saúde bucal e sistêmica, desta forma, pode-se fazer o diagnóstico preciso.

A elaboração do tratamento adequado é feito pelo exame clínico e radiográfico.

Consultas periódicas levam a tratamentos simplificados, indolores e menos onerosos.


✅ Os cuidados com os dentinhos de leite são muito importantes para que os dentes permanentes do seu filho sejam saudáveis. Nós oferecemos  o exclusivo programa Conquist Kids, onde é realizado o tratamento preventivo, cuidando da saúde bucal do seu pequeno com todo o carinho e atenção. 

Quer saber mais sobre o Programa?  Clique abaixo  👇🏻 

cta odontopediatria

mm

Sobre Dra. Taila Locatelli / CRO - 16444

  • Graduada em Odontologia pela Univille, 2013 a 2017;
  • Aperfeiçoamento em Cirurgia oral menor pelo IOA - Instituto Odontológico das Américas , 2017 a 2018;
  • Especialização em Odontopediatria pelo IOA - Instituto Odontológico das Américas 2018 a 2020;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.