8 Dicas para ajudar os pais a remover a chupeta dos bebês.

Bebê com chupeta

CONQUIST ODONTOLOGIA |17/06/2020 |⌛️ 3MIN.

Uma das grandes dificuldades dos papais e mamães é na hora de fazer a remoção da chupeta.

Mas porque esse habito é tão difícil de ser removido?

Existe alguns motivos, porém a questão principal é sem dúvidas, a emocional.

A chupeta para muitas crianças é usada com maior frequência na hora do sono, outras em momentos de medo e estresses como novas atividades e  inicio do período escolar.

Preciso de ajuda! Como faço para remover a chupeta?

Fiz uma lista com 8 dicas para ajudar os papais e mamães que estão nesse processo de remoção, vamos lá:

  1. A primeira dica é fazer um furinho( bem pequeno) na chupeta da criança. Com esse furo o ar da chupeta vai saindo, assim, diminuindo a pressão que ela faz no palato (céu da boca) durante a sucção. O prazer presente no hábito vai diminuindo e assim sendo eliminado gradativamente;
  2. Tirar o objeto da linha de visão – muitos pais usam um prendedor na roupa da criança, outros deixam em móveis baixos os quais a criança consegue ter livre acesso. Quanto mais longe da visão da criança mais fácil esquecer o objeto;
  3. Quadro de recompensa – toda a vez que a criança fica sem usar por um período de tempo determinado ela ganha uma estrela, por exemplo, quando atingir um número X de estrelas ganha uma recompensa. Mas cuidado!! Evite os docinhos.
  4. Aproveitar datas especiais – natal, páscoa, aniversário.
  5. Reduza o tempo de uso, limite a hora de dormir, por exemplo;
  6. Não pode falar de boca cheia – Peça para seu filho tirar a chupeta da boca antes de falar: insista, todas as vezes que ele quiser dizer algo, explicando que é impossível compreender o que está sendo dito. “Não se esforce para entender, porque assim você pode ceder e fazer o que a criança está querendo”;
  7. Encorajar, elogiar, abraçar e sorrir quando ele conseguir ficar sem a chupeta. O reforço positivo tem um poder magico, não esqueça isso!
  8.  Reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta — elas adoram se sentir mais crescidas.

 👉🏻  É de extrema importância que a remoção do hábito seja feita por TODA a FAMÍLIA, sem sabotagens. Todos devem estar empenhados para que a remoção seja feita de forma correta, com maior facilidade e leveza.

Até que idade pode fazer uso da chupeta?

A Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que a idade de 3 anos seja a época limite para a eliminação do uso de chupeta na vida da criança.

Deve-se lembrar que não é proibido o uso da chupeta, removendo-a  no período correto a mesma pode ser usada. O maior problema é o uso não racional levando a problemas relacionados às funções de deglutição, mastigação, fala, respiração, muscular, ósseo, dentário, social e psicológico, além de uma série de patologias, especialmente as ‘ites’: rinite, sinusite, amidalite, bronquite, etc”

O odontopediatra é o profissional com melhor qualificação para orientar, avaliar, diagnosticar, sobre todas as questões ligadas ao uso racional e  prolongado da chupeta.


 👉🏻 Lembrando que os cuidados com os dentinhos de leite são muito importantes para que os dentes permanentes do seu filho sejam saudáveis. Nós oferecemos  o exclusivo programa Conquist Kids, onde é realizado o tratamento preventivo, cuidando da saúde bucal do seu pequeno com todo o carinho e atenção. 

Quer saber mais sobre o Programa?  Clique abaixo  👇🏻 

Conquist kids
mm

Sobre Dra. Taila Locatelli / CRO - 16444

  • Graduada em Odontologia pela Univille, 2013 a 2017;
  • Aperfeiçoamento em Cirurgia oral menor pelo IOA - Instituto Odontológico das Américas , 2017 a 2018;
  • Especialização em Odontopediatria pelo IOA - Instituto Odontológico das Américas 2018 a 2020;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.