CONQUIST ODONTOLOGIA |03/05/2016 – Atualizado em 16/02/2023|⌛️ 3MIN.
Você já teve a impressão que seus dentes aumentaram de tamanho ou começou sentir os seus dentes mais sensíveis ou percebeu que a raiz esta mais exposta? Se você disse sim para uma ou mais perguntas quero te dizer que você pode estar com Recessão Gengival.
Quais são as causas da Recessão Gengival?
Essa doença pode ser causada por uma série de fatores, que estão interligados ou não. Segue algumas causas já levantadas:
- Trauma de escovação com escova de cerdas duras ou escovação com muita força;
- Dieta alimentar muito ácida, como por exemplo o hábito de tomar suco de limão toda manhã;
- Gengiva muito fina e/ou osso muito fino;
- Movimentação do aparelho ortodôntico fora dos limites ósseos;
- Trauma oclusal, ou seja, quando um dente não está numa posição ideal e começa a morder somente naquele local;
- Doença periodontal, isto é, doença que afeta os tecidos ao redor dos dentes;
- Próteses e/ou restaurações mal adaptadas;
- Má posição dental, entre outros fatores.
Qual o tratamento?
O ideal é realizar uma avaliação com seu dentista ou com o especialista nessa área, que se chama Periodontista. Dessa forma o especialista irá avaliar a causa da Recessão Gengival.
Depois de tratada a causa, o paciente é submetido à uma cirurgia de Recobrimento Radicular. Esse tratamento tem por objetivo recobrir sua raiz com um Enxerto de Tecido Conjuntivo. Esse enxerto é retirado do próprio paciente, mais especificamente do “céu da boca”, e colocado na região que está com a raiz exposta.
O sucesso desse tratamento dependerá do tanto que o paciente perdeu de osso ao redor daquela Recessão Gengival, dos cuidados pós-operatórios do paciente e dos hábitos nocivos controlados. Por isso, a importância da consulta de rotina com o seu dentista.
E o Sorriso Gengival?
Outra cirurgia de gengiva muito frequente é quando o paciente percebe que seu dente está mais curto ou está mais quadrado ou tem um aspecto de sorriso infantil. O nome dessa doença é Sorriso Gengival. A sua causa está ligada com a formação óssea, onde não se obteve uma movimentação fisiológica dos dentes esperada. Logo, o dente está “escondido” por debaixo da gengiva e do osso.
Como é o tratamento para o Sorriso Gengival?
O tratamento para quem tem Sorriso Gengival é uma cirurgia chamada de Aumento de Coroa Estética ou Gengivoplastia e/ou Gengivectomia. Esse tratamento consiste em remover tecido gengival e/ou ósseo para expor a quantidade ideal de dente e restabelecer o espaço biológico saudável para aqueles dentes.
Uma outra cirurgia muito parecida com esta do Sorriso Gengival é a cirurgia de Aumento de Coroa Protético. Isto é, quando o paciente perdeu muita estrutura dental devido uma cárie, por exemplo, e a gengiva “cresceu” para dentro dessa cavidade de cárie. Dependendo do diagnóstico, para salvar este dente, pode lançar mão de um tratamento de canal, do aumento de coroa protético e de uma reconstrução coronal, ou com resina composta ou com pino e coroa protética.
Dessa forma, abordamos as cirurgias de gengiva mais corriqueiras no dia a dia clínico. Caso tenha alguma dessas características ou está na dúvida, entre em contato com seu dentista e agende uma avaliação, ele é o profissional mais capacitado para lhe direcionar.