Ícone do site Conquist Odontologia

Diabetes x Implantes Dentários

Com o  crescimento do interesse da população pelos Implantes Dentários como opção para o tratamento reabilitador, é comum recebermos em nossa clínica pacientes  com a seguinte preocupação : posso colocar implantes sendo diabético?

À medida que a população envelhece, o número de diabéticos aumenta e, por esta razão, o especialista deve estar atento ao fato de que o paciente diabético necessita sim de cuidados especiais durante o tratamento odontológico.

Para as consultas de rotina  ou de cirurgia, o dentista seleciona o tipo de anestésico que este paciente pode usar com segurança, ou o tipo de medicação pré e pós-cirurgia, bem como os cuidados a serem tomados no controle pós-operatório.

Diabetes Mellitus

A Diabetes Mellitus é uma doença em que há insuficiência na ação e/ou na secreção de insulina, hormônio fundamental  para o metabolismo da glicose. Sem insulina ou sem uma ação efetiva deste hormônio ocorre a hiperglicemia, que é um aumento de glicose no sangue circulante. Este fenômeno leva à uma série de complicações para a saúde a curto e longo prazo .

Além das  repercussões  sistêmicas, o paciente diabético não controlado tem maior chances de desenvolver doença periodontal.

Osteointegração em Diabéticos

Existe uma relação bem estabelecida pela literatura mundial  sobre o comprometimento da osteointegração dos implantes nos pacientes diabéticos. A osteointegração é o processo pelo qual o implante dentário se une de forma estável e funcional com o osso no qual foi inserido cirurgicamente. Este processo é essencial para que, sobre este pino de titânio, possamos colocar uma prótese que irá  estabelecer a função e a estética do elemento perdido.

Em diabéticos não controlados, esta osteointegração pode ser prejudicada,  pois o estado hiperglicêmico leva a prejuízos no processo de cicatrização e remodelação óssea . Além disso, estes pacientes também estarão sujeitos á infecções no pós operatório se não forem adequadamente acompanhados.

Por esta razão , o controle da glicemia no diabético é primordial antes, durante e após  a colocação dos implantes.

A maioria dos estudos indicam que os implantes podem ser colocados em pacientes com Diabetes Mellitus desde que a doença esteja controlada. Caso contrário , a cirurgia deve ser adiada até que a glicemia esteja em níveis normais.

Exames Solicitados

Antes de iniciar a terapia com os implantes, os exames de sangue  serão solicitados, a fim de avaliar a glicemia do paciente no período que antecede  a cirurgia. Isso porque, quando os níveis de glicose no sangue estão aceitáveis , ou seja, a diabetes está  controlada, com um planejamento adequado e direcionado para este paciente, a cirurgia poderá sim ser realizada e as chances de sucesso da terapia com implantes  são muito grandes!

 

Dra. Elaine Braga Rizzo de Campos (CRO 61.943- SP) é Cirurgiã Dentista da Conquist Odontologia – Unidade Jundiaí. Pós Graduada em Implantodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e Perimplantar e Laserterapia pela SLMandic.