BEBÊS PODEM NASCER COM DENTE. SAIBA O QUE FAZER.

CONQUIST ODONTOLOGIA | 20 de março. 2020 | 2MIN.

Apesar de muitas tabelas indicarem que os primeiros dentes nascem entre os seis e oito meses de vida, é muito comum que esse processo comece um pouco antes ou depois dessa faixa etária.

Porém alguns bebês já apresentam dentes ao nascer, eles são conhecidos como dentes natais. Além disso, também pode acontecer de um dente nascer até o primeiro mês de vida da criança, e nesse caso ele é conhecido como dente neonatal.

A causa desse nascimento precoce ainda não está muito bem definida, podendo estar relacionada com hereditariedade.

Mas, de qualquer forma, é aconselhável levar a criança a um odontopediatra para avaliar.

Deve lembrar sempre que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento e não, necessariamente, vai se encaixar nos “padrões”. 

Extrair ou não extrair?

Quando a criança apresenta um dente natal, o especialista deve fazer uma avaliação para definir qual o melhor tratamento para esse caso.

Tudo dependerá do grau de mobilidade deste dente. Se ele apresentar muita mobilidade, será indicada a extração para evitar o risco de o bebê o aspirar ou engolir. Se apresentar pouca, o dentista poderá optar por manter o dente e lixar a borda para evitar trauma na língua.
Esse lixamento das bordas também será fundamental para que o bebê não tenha problemas na hora da amamentação. Pois o dente natal pode ferir a aréola e mamilo da mãe, atrapalhando ou até impedindo a amamentação da criança.
Porém, se esse dente for um dente extra (que não faz parte da dentição normal da criança), poderá ser extraído sem problema (um exame radiográfico mostrará esse quadro com clareza). Assim, quando a dentição da criança começar a nascer, seus dentes de leite nascerão completos e normais.

Cuidados com a Higienização.

Os cuidados com a higiene desse dente “apressadinho” devem ser os mesmo que pais e dentistas teriam com os primeiros dentes nascidos na época certa.

Há diversos modelos de escovas de dente feitas de acordo com cada faixa etária – inclusive de zero a dois anos. Dessa forma, é esse o instrumento que deve ser usado para higienizar a boca do bebê, pelo menos duas vezes ao dia. Lembrando que a dedeira de silicone não é indicada para a escovação do dente da criança, ela é eficaz somente para massagear a gengiva. 

Sobre a escolha da pasta de dente, é interessante apontar que diversos órgãos como o Ministério da Saúde, a Sociedade Paulista de Pediatria Médica e a Sociedade Brasileira de Odontopediatria, indicam que a escovação, desde o primeiro dentinho, deve ser feita com uma pasta que tenha mais de 1000 ppm (partes por milhão) de flúor. Sempre obedecendo a quantidade de pasta indicada pelo odontopediatra.

Há pastas com menos flúor destinadas a crianças no mercado e que, segundo a literatura médica, não são eficientes.

Por isso, para seguir essa recomendação, é importante observar o rótulo dos cremes dentais antes de comprá-los, seguindo a orientação do seu dentista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.