Ícone do site Conquist Odontologia

6 soluções caseiras para aliviar a dor de dente

CONQUIST ODONTOLOGIA |04/06/2013 – Atualizado em 29/08/2022|⌛️ 5 MIN.

Pesquisas revelam que cerca de 25 % dos brasileiros, sentem algum tipo de dor nos dentes ou na boca, sendo esse percentual semelhante nas diversas faixas etárias.

A dor de dente é um tipo de dor muito incômoda que pode afetar todas as atividades diárias, mesmo quando é relativamente leve. As causas mais comuns da dor de dente em adultos e crianças são consequências de cáries, fratura dental, ranger de dentes e doenças de gengivas e/ou periodontais, que afetam as estruturas de sustentação do dente.

Caso você apresente qualquer sinal de dor de dente ou na boca, é indispensável marcar uma consulta com seu Dentista imediatamente. Isso é fundamental, mesmo que você precise usar alguma dessas soluções caseiras para amenizar a dor, combinado?

Entretanto, se uma dor de dente te pegar em cheio quando você não puder contar com a ajuda profissional – como no meio da noite, ou em um feriado –, não se desespere porque dá para aliviar temporariamente a dor. Sim, para que você tenha alívio temporário da dor de dente, basta tentar algumas destas soluções caseiras. Então, vamos a elas:

1- Compressas frias

Se sua dor de dente vier junto com inchaço, faça o seguinte: segure uma compressa fria na parte de fora de sua bochecha por 20 minutos, intercalando com intervalos de também 20 minutos. O frio ajuda a amortecer a área, o que pode aliviar a dor. Ele também ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, segundo explicação da Johns Hopkins Medicine .

Compressas frias podem oferecer alívio temporário e te ajudar a voltar a dormir, mas elas não vão resolver a causa real da sua dor.  Somente seu dentista poderá, de fato, remover a causa principal da dor.

2- Enxague com água morna e salgada

Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna salgada pode proporcionar algum alívio, pois a água morna tem um efeito calmante e o sal é antisséptico, reduzindo também o inchaço.

Faça o seguinte: adicione 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna e misture bem até o sal ficar imperceptível. Teste a temperatura se está adequada. Em seguida coloque um bom gole na boca e gargareje por 3 minutos, cuspindo a água em seguida. Repita o procedimento mais 2 vezes seguidas.

Importante lembrar que o alívio é temporário, assim como esta esta solução.

3- Usar cravo-da-índia

O cravinho da índia é, talvez, o remédio natural mais utilizado para a dor de dente e seu cheiro é muitas vezes associado ao consultório do dentista, já que o seu óleo essencial, o eugenol, é utilizado na formulação do material que muitas vezes é usado na obturação do dente. Isso acontece porque, há vários anos que a ciência identificou que o óleo do cravinho tem excelentes propriedades bactericidas, antissépticas e analgésicas que ajudam no alívio da dor de dente, além de ter um aroma natural bem agradável que proporciona uma melhora significativa no hálito.

Para utilizá-lo, deve-se misturar 1 a 2 gotas do óleo de cravo da índia com 1 ou 2 gotas de outro óleo vegetal e aplicar com um algodãozinho diretamente no dente que está doendo, por no máximo 2 minutos, pra que não ocorra algum tipo de queimadura nas gengivas. Outra opção consiste em mastigar um cravinho diretamente sobre o dente afetado.

O óleo de cravo também pode ser usado como enxaguante. Para isso, basta colocar 3 a 4 gotas de óleo em ½ copo de água morna e, depois, enxaguar a boca. Neste caso, como o óleo se encontra mais diluído, o efeito sobre a dor pode ser menor.

Essa solução é também temporária, não se esqueça!

4- Alho

O alho é outra das opções mais utilizadas e, embora não seja tão agradável, devido ao seu sabor intenso, possui várias propriedades que ajudam a combater rapidamente a dor e até evitar o agravamento de alguma infecção que possa estar no local afetado.

O alho possui um composto de enxofre, conhecido como alicina, que lhe confere ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. 

Para usá-lo pode-se cortar um dente de alho ao meio e mastigar. No final, para retirar o seu cheiro, pode-se usar o fio dental, escovar os dentes com sua pasta predileta e gargarejar com algum enxaguante bucal de sua preferência.

Assim, você conseguirá um alívio temporário da dor, até poder ir ao seu dentista.

5- Bochechar chá de gengibre e própolis

O chá de gengibre tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, enquanto o própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana, e, por isso, os dois ajudam a aliviar a dor e limpar o local inflamado. Para fazer o bochecho, deve-se adicionar 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de gengibre, fazendo bochechos com a mistura 2 vezes por dia, por 1 minuto.

Esta é também uma boa solução pra você usar até conseguir atendimento com o seu dentista.

6- Hortelã

O óleo essencial presente nas folhas de hortelã é outro potente antisséptico e anti-inflamatório, que também pode ser usado em casa para aliviar a dor de dente. Além disso, tem ótimo sabor, o que o torna uma boa opção para usar em crianças com mais de 5 anos, por exemplo.

Para usar corretamente a hortelã é aconselhado colocar 1 colher de chá de folhas de hortelã em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 20 minutos. Depois, colocar uma porção da mistura na boca e bochechar por 30 segundos, 3 vezes por dia.

Mas, afinal: quando devo consultar meu dentista?

ATENÇÃO:  a American Dental Association recomenda que sua dor de dente seja avaliada e tratada o mais rápido possível pelo dentista. Portanto, marque uma consulta imediatamente. Dentistas frequentemente deixam horários de encaixe disponíveis para pacientes de emergência e, assim, é bem possível que você consiga uma consulta no mesmo dia.

Se, porém, você tiver quaisquer sintomas de um abscesso no dente – como febre, inchaço facial ou dor incessante no dente – e não puder ir ao seu dentista, procure atendimento de emergência em hospitais ou postos de saúde, o mais rápido possível, pra que possa ser devidamente medicado com a medicação apropriada, pra redução dos sintomas até a sua consulta.

SUPER IMPORTANTE: tenha em mente que qualquer solução caseira para sua dor de dente é, na verdade, paliativa; ou seja, pode até ajudar a dar algum conforto e alívio, mas isso é temporário e não tratará a causa real do problema, porém permite que você ganhe tempo, enquanto espera o momento do seu agendamento.  Seu dentista, é o único profissional que pode, de fato, tratar a causa real do problema, medicá-lo e proporcionar uma solução definitiva.

“Prevenir é melhor que remediar”

Para evitar esses transtornos da dor de dente e os mais variados problemas bucais, o primeiro passo é redobrar os cuidados com a higienização; ou seja, escovar os dentes após todas as refeições, passar o fio dental sempre que ingerir algum alimento sólido e usar um enxaguante bucal uma vez ao dia, de preferência à noite.  Também é necessário ir ao dentista, ao menos, duas vezes ao ano para realizar limpeza, fazer uma consulta preventiva com avaliação geral de todas as estruturas da boca, exames de Raios-X e planejamento odontológico para que você tenha um tratamento eficiente e posso receber todas as orientações devidas para que sua saúde bucal esteja em níveis de excelência e você possa espalhar sorrisos pra todo lado.