Ícone do site Conquist Odontologia

Verdades e mentiras da odontologia

Muita gente ainda tem medo de ir ao dentista porque acredita nas histórias que rondam os tratamentos, o consultório ou mesmo os nossos hábitos pessoais.  Confira a reposta para os principais mitos ou verdades!

O dente do siso “não serve pra nada”?
Mentira! Se ele nascer em uma posição ideal e em contato correto com os demais, não apresenta riscos a saúde bucal e funcionará como os demais. Só atenção e cuidado porque, por estar muito lá no fundo,  ele pode não ser higienizado corretamente pela dificuldade de alcançá-lo.

Dente de Leite em adulto é problema?
Verdade! Por ser pequeno, ele não se articula corretamente com os permanentes, podendo acarretar em problemas mastigatórios. A solução? Tirá-lo e substituí-lo por uma prótese, sendo a prótese sobre implante a mais indicada.

Usar enxaguante bucal diariamente é essencial?
Mentira! Os produtos com alto teor de álcool podem causar o ressecamento da boca e diminuir a sensibilidade das papilas gustativas com o uso diário. Os produtos com clorexidina ainda podem amarelar os dentes. O ideal é usá-los de acordo com a indicação do seu dentista.

Tomar refrigerantes escurece os dentes?
Verdade! Qualquer alimento que contenha corante pode manchar os dentes. No caso dos refrigerantes em específico, eles possuem ácidos que deixam o dente mais permeável à ação dos corantes.

Antibióticos deixam os dentes amarelados ou fracos?
Mentira! Depois de formados, não há como esses medicamentos alterarem a estrutura e a cor dos dentes. Na verdade este “mito” vem da utilização da tetraciclina em crianças que estão com os dentes permanentes em formação e aí sim sofrem alterações de cor pela medicação.

Bicarbonato clareia os dentes?
Mentira! Na verdade o jato de bicarbonato ou o bicarbonato contido nas pastas de dentes realiza uma remoção da “sujeira” que está em cima dos dentes, dando uma falsa sensação de que o dente clareou. Além disso, o uso indevido e em grande quantidade deste produto altera o ph ideal bucal e pode causar riscos no esmalte caso seja friccionado sobre os dentes.

Escovas duras limpam melhor os dentes?
Mentira! As pessoas costumam dizer que as cerdas macias ou extras macias não proporcionam a mesma sensação de limpeza que as duras! NADA DISSO! As cerdas duras, junto à força aplicada para realizar a escovação, podem além de machucar a gengiva, causar danos ao esmalte e ainda causar a retração da gengiva, que resulta no aumento da sensibilidade dos dentes. Portanto, utilize sempre cerdas macias ou extra macias e de cabeça pequena.

Dra. Carol Perego (CRO 101983) é dentista, especialista em Clínica Geral e Cirurgia, da Conquist Odontologia – Unidade Jundiaí (Vila Arens).