O Tratamento de Canal é um procedimento realizado para tratar uma infecção na parte central do dente. O problema pode ser gerado por: uma cárie profunda; um dente quebrado; ou um dano ao dente, como um trauma forte. No passado era muito comum perder o dente doente, graças a esse procedimento, atualmente é possível salvar em muitos casos.
Você sabia que o interior do dente é parcialmente oco? Dentro da cavidade do dente está alojado um nervo pequeno e fino que está ligado a outro ramo principal. Normalmente, mesmo que pequena, uma carie se aprofunda e atinge este nervo. Com isso, as bactérias trazidas pela carie provocam uma infecção do dente.
Uma infecção que envolve bactérias anaeróbias (bactérias que não dependem do oxigênio para sobreviver) aumenta o grau de dificuldade desse processo. Por isso, é fundamental realizar o tratamento o mais rápido possível, buscando evitar dores agudas. Estudos colocam o grau de dor de uma infecção entre as 3 piores no organismo humano. Além das fortes dores, a negligência ao tratamento pode causar a perda do dente.
Edema Facial: Um Edema Facial é um inchaço aparente no rosto, que além do desconforto visual, vem acompanhado de fortes dores na região. Por isso, é fundamental realizar o tratamento o mais rápido possível, buscando evitar dores agudas. Estudos colocam o grau de dor de uma infecção entre as 3 piores no organismo humano. Além das fortes dores, a negligência ao tratamento pode causar a perda do dente.
Endocardite Bacteriana: Outro maleficio trazido pela infeção é a Endocardite Bacteriana. Acontece quando as bactérias entram na corrente sanguínea do ser humano. Ao circular pelo no nosso sangue as bactérias podem se alojar no coração, podendo causar: infarto; insuficiência cardíaca; danos a outros órgãos e tecidos; infecções em outras partes do corpo, como no cérebro, rins, baço ou fígado.