Ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dos dentes e da face. Este tratamento facilita a higienização bucal devido ao melhor posicionamento dos dentes. Diminui as chances de dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas e síndrome da DTM: Disfunção Têmporo-Mandibular.
Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: fixos e removíveis
Aparelhos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento. São compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
Aparelhos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo dentista e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações ósseas. Hoje em dia, existem aparelhos transparentes em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente e proporcionam uma melhor estética.
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são usados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.