O implante dentário é uma das formas mais indicadas para substituir a perda dentária. Este recria a sensação de dentes naturais, devolvendo a estética e funcionalidade do dente, o que traz ao paciente uma melhor qualidade de vida. É atualmente a melhor forma de repor os dentes perdidos, pois sua durabilidade pode ser até o fim da vida, desde que seus cuidados sejam realizados corretamente.
Funciona da seguinte forma: implantes dentários são inseridos ao osso através de cirurgia, o material normalmente utilizado é o titânio (pois possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo), e estes fazem a substituição das raízes dos dentes. Servem de suporte para, após a cirurgia, ser colocada uma coroa dentária que aparente a coroa de dentes naturais.
O tempo de conclusão de todo o procedimento geralmente varia de quatro a seis meses, desde a implantação até a instalação da prótese, quando não há necessidade de enxerto ósseo. Já os casos que necessitam de enxerto ósseo, o tempo médio é de doze meses.