Após ser realizada a avaliação clínica e radiográfica, o cirurgião-dentista clínico geral tem por função diagnosticar e criar um plano de tratamento que melhor se adequada ao paciente. Entre os procedimentos que se encaixam nessa área estão: profilaxia (limpeza dos dentes), aplicação de flúor, raspagem (remoção de tártaros), restaurações (remoção de cárie), exodontias (extrações de dentes) e clareamento dentário.
A limpeza é realizada em consultório pelo profissional dentista com equipamentos e instrumentos próprios a fim de remover as impurezas que estão presentes nos dentes e que não foram possíveis remover pelos meios convencionais de higienização bucal.
Por isso o ideal é você visitar o seu dentista regularmente a cada seis meses, além dele manter o meio bucal limpo, este consegue acompanhar se há algum início de doença na gengiva, na mucosa e também se há inicio de cárie. Assim, consegue-se realizar uma prevenção e caso necessite de algum procedimento mais invasivo este é feito no estagio inicial, permitindo uma intervenção precoce caso haja alguma necessidade de tratamento.
É o procedimento realizado para reparar o dente que foi comprometido pela cárie ou por algum trauma que ocasionou a fratura do dente.
A restauração devolve a anatomia, estética e função mastigatória do dente lesionado.