Tratamento Ortodôntico

CONQUIST ODONTOLOGIA |06/09/2016 – Atualizado em 19/05/2023|⌛️ 3MIN.

A ortodontia é uma especialidade em odontologia cujo objetivo é o alinhamento dos dentes para a melhoria da saúde bucal e do sorriso. Os ortodontistas irão diagnosticar, tratar e prevenir dentes desalinhados com o auxílio de aparelhos ortodônticos, que podem ser aparelhos fixos aos dentes ou aparelhos removíveis. Eles podem ser utilizados para realinhar os dentes, corrigir uma mordida (oclusão) e fechar espaços entre os dentes. Sabe-se que dentes tortos ou desalinhados são mais difíceis de limpar e correm o risco de serem perdidos mais cedo devido ao desgaste do dente ou a doenças periodontais.

Quais os benefícios da Ortodontia?

Os benefícios da ortodontia incluem uma boca mais saudável, uma aparência mais harmônica e uma mordida mais balanceada e que proteja seus dentes.
Uma boa higiene bucal é muito importante quando usamos aparelhos ortodônticos.

 

Cuidados com a Higienização

A escovação três vezes ao dia com um creme dental com flúor por dois minutos, o uso diário do fio dental e visitas constantes ao dentista são essenciais no auxílio da manutenção da saúde da gengiva e dos dentes.

Cuidados com o uso do Aparelho Ortodôntico

Os pacientes com aparelhos ortodônticos devem manter uma dieta balanceada e limitar o consumo de alimentos açucarados entre as refeições. Seu dentista poderá indicar certos alimentos que podem danificar seu aparelho e que devem portanto ser evitados, como: nozes, pipoca, balas, gelo e comidas grudentas, como chicletes, caramelo ou demais tipos de doces.

Tipos de Aparelhos

Existem diversas opções de aparelhos, fixos ou móveis, que auxiliam a movimentar os dentes, reter os músculos e modificar o crescimento dos maxilares. Eles funcionam aplicando uma suave pressão nos dentes conforme eles se movimentam no osso dos maxilares.

Apesar da maioria dos tratamentos serem personalizados, geralmente as pessoas utilizam os aparelhos ortodônticos de um a três anos, mas depende muito de suas necessidades individuais, da posição dos dentes e da oclusão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.