Confira 6 Tipos de Aparelhos Ortodônticos.

6 tipos de aparelhos ortodonticos

CONQUIST ODONTOLOGIA  | 24/11/2021 ⌛️ 3MIN.

Uma das maiores procuras dentro da odontologia para a correção do sorriso é o uso de aparelho ortodôntico. Este, alinha e corrige a posição dos dentes encaixando-os na mordida adequadamente. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, porém os mais comuns são por meio de aparelhos fixos ou móveis.

Confira nesse artigo os 6 tipos de Aparelhos Ortodônticos mais comuns. 

Aparelho móvel (ortopédico)

A principal finalidade do Aparelho móvel ortopédico é: remodelar, estimular, retrair e expandir as estruturas ósseas de suporte dos dentes (maxila e mandíbula).

Durante a fase da dentição decídua e mista onde ainda existem dentes de leite e dentes permanente a  preocupação da maioria dos profissionais não esta relacionada ao posicionamento dos dentes, e sim se haverá espaço suficiente para receber posteriormente os dentes permanentes e a relação de encaixe entre a maxila e a mandíbula.

Desvantagens: exige muita cooperação do paciente (e responsável)  e, caso não seja satisfatória, o processo pode ser longo e ainda pode aumentar o tempo de uso do aparelho fixo.

Aparelho fixo metálico

Já o aparelho fixo, o mais usado hoje em dia, é considerado um tratamento corretivo feito na dentição já permanente. Por apresentarem diferentes técnicas e tipos costumam resolver qualquer caso desde que bem planejado e executado o processo. Na sua forma mais tradicional, é composto por bráquetes de metal (colados nos dentes) e elásticos que prendem o fio metálico que serve de guia para o alinhamento dos dentes.

Desvantagens:  acumula mais placa bacteriana e alimentos, causa certa sensibilidade quando ativado

Aparelhos fixos estéticos

A tecnologia e a necessidade de tornar os aparelhos fixos cada dia mais discretos fizeram com que outros modelos desses dispositivos fossem criados. Esses aparelhos encontram-se cada vez menores e com materiais estéticos que se aproximam da aparência da cor dos dentes como bráquetes feitos de porcelana, policarbonato e safira.

Desvantagens do aparelho fixo estético: • em relação ao convencional é que o estético precisa de mais cuidado do
paciente em relação às peças, que podem quebrar mais facilmente, além do custo ser maior que o metálico.

Aparelho auto-ligado

A técnica do aparelho auto-ligado dispensa o uso das borrachinhas (elásticos), pois os bráquetes têm um dispositivo próprio que prendem o fio, pelo fato de não utilizar as borrachinhas, se mantém ativo durante todo o período que o fio estiver ativo dentro do bracket, permitindo fazermos manutenções com intervalos de até 60 dias dependendo da fase do tratamento. Além disso as borrachinhas por serem porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, podendo gerar caries, tártaro e mau hálito.

Desvantagens: custo mais elevado que o modelo convencional.

Aparelho autoligado

 

Alinhadores invisíveis  (Invisalign)

O alinhador Invisalign é customizado para cada paciente, sem metais ou materiais que possam afetar a estética do sorriso. Seu sistema é diferente dos aparelhos convencionais. Não necessita de braquetes, borrachinhas, fios ortodônticos e outras peças que compõem os dispositivos tradicionais. O design é semelhante ao das moldeiras, utilizadas para fazer clareamento caseiro e ao das placas miorrelaxantes, indicadas para pessoas com bruxismo.

Desvantagens: alto custo, e exige que o paciente seja comprometido no uso das placas durante o tratamento conforme a orientação do dentista.

aparelho invisalign

Aparelho lingual

Seguindo a linha de aparelhos “invisíveis”, esse é um modelo praticamente imperceptível, pois os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes e ficam em contato com a língua. Sua principal vantagem é conseguir resultados ortodônticos sem prejudicar a estética.

Desvantagem: o aparelho machuca a língua mais frequentemente, e tem um maior custo do tratamento.

Agendar avaliação tratamento ortodontico

 

mm

Sobre Dr. Paulo Augusto Ramos / CRO-SC 8440

  • Graduado em Odontologia pela FOL – UNIMEP, Lins – SP 2001 a 2004;
  • Especialização em Ortodontia Pré Corretiva, Typodont e Cefalometria, CORA – Bauru/SP, 2005;
  • Especialização em Ortodontia pela NAEO –SC 2013 a 2016;
  • Especialização em Odontologia Digital, Uniavan – Balneário Camboriu/SC, 2018 a 2020;
  • Especialização em Odontologia Empresarial, Uniavan – Balneário Camboriu/SC, 2019 a 2021;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.