Nos dias de hoje, cada vez mais a odontologia tem se preocupado não só com a saúde e bem-estar bucal das pessoas, mas sim com o estado geral de saúde. Estudos têm comprovado uma relação entre a saúde oral e a saúde sistêmica do indivíduo, ou seja, a presença de doenças orais pode influenciar em outras partes do corpo. Desta forma, um termo novo vem sendo apresentado nos consultórios odontológicos: a Medicina Periodontal. A medicina periodontal consiste no estudo da relação entre as doenças periodontais e certas condições sistêmicas.
Doenças periodontais, principalmente a gengivite e a periodontite são doenças bacterianas infecciosas que, se não tratadas podem levar até mesmo a perda dentária. A palavra periodontal significa “ao redor do dente”. Este tipo de doença acomete os tecidos que suportam o dente na boca. Ela pode atingir um ou vários dentes. A doença periodontal é causada principalmente pelo acúmulo de biofilme, que são entre outras coisas restos alimentares que vão se acumulando sobre os dentes. A forma mais branda da doença é a gengivite, que causa uma inflamação na gengiva. Esta gengiva doente se torna avermelhada, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase não há dor e nem mobilidade nos dentes. Quando não tratada, a gengivite evolui para a periodontite. Na periodontite, ocorre a perda dos tecidos e osso que suporta os dentes na boca e quando esta perda é muito grande, os dentes podem apresentar mobilidade e dependendo do caso a extração dentária é recomendada. Vale a pena lembrar que esta doença quase sempre é indolor. Desta forma é necessária a visita ao dentista indicada a cada 06 meses. Prevenir é sempre a melhor forma de controlar as doenças periodontais e outras doenças bucais.
Sabe-se que as doenças periodontais têm relação com desordens cardiovasculares, diabetes mellitus, osteoporose, infecção do trato respiratório, partos prematuros, colesterol entre outras condições sistêmicas.
As principais relações são:
Artrite reumatoide: trata-se de uma doença crônico-inflamatória que causa uma destruição da membrana sinovial provocando danos às articulações. Alguns estudos comprovaram que pessoas com presença de artrite reumatoide possuem grandes perdas periodontais quando comparados aos pacientes sem artrite. E portadores de doença periodontal podem ter agravamento no quadro da artrite reumatoide.
Diabetes Mellitus: é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Estudos dizem que o diabetes influencia na instalação e progressão da doença periodontal. E, em contrapartida, a severidade dessa doença periodontal também pode afetar o controle metabólico do diabetes.
Aterosclerose: é uma doença vascular progressiva caracterizada por um espessamento da camada interna das artérias musculares de médio calibre e grandes artérias elásticas, com fechamento da luz dessas artérias e diminuição do aporte sanguíneo. Além disso, placas de ateroma podem se desprender, entrar na circulação sanguínea e originar quadros de trombose. Sabe-se que as bactérias presentes na inflamação periodontal caem na corrente sanguínea podendo agravar os danos e gravidade das doenças cardiovasculares. Estudos mostraram que pacientes com doença periodontal têm mais chance de sofrer infarto do miocárdio e AVC.
Parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso: O parto prematuro é aquele que ocorre entre a 22ª. e a 37ª. semanas de gestação e é a principal causa de recém-nascidos com baixo peso. Bactérias causadoras de doença periodontal podem se disseminar pelo organismo através da corrente sanguínea e causar infecção na placenta, favorecendo o parto prematuro.
Pneumonia bacteriana e doença pulmonar obstrutiva crônica: a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é caracterizada pela obstrução do fluxo aéreo e geralmente é progressiva. Está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões devido à inalação de partículas ou gases tóxicos. Um dos maiores complicadores da DPOC é a ocorrência da agudização e as infecções bacterianas como as doenças periodontais, têm sido apontadas como as maiores responsáveis por esses quadros. Bactérias presentes na inflamação periodontal podem ser aspiradas e causar infecções pulmonares.
Estas são algumas relações entre portadores de doença periodontal e o estado geral de saúde. A doença periodontal além de causar danos bucais pode agravar o estado de outras doenças do corpo humano. As bactérias que causam a inflamação periodontal podem ainda causar danos ao canal do dente, sendo assim necessário o tratamento de canal. A perda dentária também é bastante maléfica à saúde bucal do indivíduo já que dificulta a mastigação e pode causar alterações musculares na face.
Busque por informação, faça regularmente avaliações no seu dentista. Não espere que a doença se instale e cause danos, previna-se!
Dra. Carolina Fiamoncini Fagundes (CRO SC-CD-8250) é especialista em Periodontia e atende da Conquist Odontologia de Blumenau.