Ícone do site Conquist Odontologia

O que fazer em emergências dentárias

As dicas abaixo são para orientá-los durante uma emergência. Em todos os casos, é recomendável agendar uma consulta de emergência com seu dentista para evitar maiores transtornos. Somente ele saberá qual o procedimento mais indicado em cada caso.

Dor de Dente

Não utilize nada quente nem coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida! O ideal é fazer bochechos vigorosos com água morna. Se houver inchaço, colocar uma compressa fria no lado de fora da bochecha.

Objetos presos entre os dentes

Nunca tente retirar o objeto com um instrumento afiado ou pontiagudo. O ideal é tentar remover com o uso do fio dental, cuidando para não machucar a gengiva.

Perda de dentes

Para dentes de leite: enxágue em água morna sem tocar na raiz, coloque-o em um recipiente com leite frio, água ou com saliva e leve ao dentista.

Para dentes permanentes: com cuidado, insira o dente novamente de volta em seu lugar e vá ao dentista imediatamente.

Quebra de dentes

Retire a sujeira e os fragmentos de dentes da área ferida e limpe com água morna. Em caso de inchaço, coloque uma compressa fria na face. Caso haja uma hemorragia, pressione um pano limpo na área para estancar o sangue.

Mordida na língua ou na bochecha

Se houver hemorragia, pressione a área com um pano limpo. No caso de inchaço, coloque uma compressa fria na face. Se o sangramento continuar, procure um pronto socorro.