CONQUIST ODONTOLOGIA | 16/08/2016 – Atualizado em 23/09/21| ⌛️ 2MIN.
O tratamento de canal é um procedimento realizado em dentes com grande comprometimento, geralmente ocasionado por cáries extensas ou traumas e fraturas dentárias.
É uma opção de tratamento que evita a extração, pois através da limpeza e descontaminação do canal, o dente é obturado e pode ser posteriormente restaurado, sendo assim, preservado.
Como é realizado?
Muito se fala que o tratamento de canal é demorado e doloroso. Se você perguntar para alguém que fez tratamento de canal há 10 ou 15 anos com certeza lhe dirá isso. Porém hoje em dia, com as novas tecnologias, é possível realizar o tratamento endodôntico em poucas ou até mesmo uma sessão! Além disso, a maioria das pessoas não sente dor durante o procedimento.
Sempre antes de iniciar o tratamento de canal, o endodontista solicitará uma radiografia periapical. Ela é muito importante para que se possa observar a anatomia, tamanho e forma de cada dente.
O tratamento de canal inicia-se através da abertura do dente, que nada mais é do que a remoção de parte da estrutura dentária até a localização dos canais radiculares. Em dentes com cáries muito extensas, nessa etapa também removemos toda a cárie para que não haja nenhum foco de contaminação.
Após a abertura, será realizado um procedimento chamado Odontometria que é responsável por mensurar a medida em milímetros de cada canal. A partir desse momento, é primordial que o dente esteja com isolamento absoluto, para que a saliva não contamine o interior do canal e vice-versa.
Seguindo para a próxima etapa, será realizada a instrumentação, ou seja, a remoção da polpa radicular do interior dos canais radiculares para que aí sim se possa preencher os canais através da obturação.
Após a obturação, o dente já estará pronto para seguir o próximo passa do tratamento: a restauração.
E se por algum motivo não for possível realizar o tratamento de canal em apenas uma sessão?
Sem problemas! O Endodontista colocará um material restaurador provisório juntamente com uma medicação no interior do dente, popularmente chamado de curativo e você poderá ir para casa com o dente fechado normalmente.
Caso durante o intervalo das consultas esse curativo caia, é importante que você retorne ao seu dentista para recolocá-lo, pois, um dente aberto virará um foco de contaminação, podendo atrapalhar e atrasar seu tratamento.
Acompanhamento Pós Tratamento:
Após a finalização do tratamento de canal, é recomendado realizar uma radiografia de acompanhamento a cada 6 meses, principalmente em casos de lesões externas.