CONQUIST ODONTOLOGIA l Atualizado em: 10/03/2020 l 2 min.
Agenesia dental é o nome dado ao quadro conhecido pela falta de dentes na cavidade bucal, relacionado a um órgão não formado durante a fase embrionária e por isso, não se desenvolve. Acomete cerca de 5% a 7% da população, sendo mais frequente nos dentes permanentes.
O tipo de agenesia mais comum é a dentária, especialmente nos dentes permanentes terceiros molares (também conhecido como dente do juízo), mas isso pode variar, e atingir também os dentes da frente, principalmente os Incisivos Laterais.
Em alguns casos, a agenesia dental pode estar associada a certas síndromes, como: Síndrome de Down ou a hereditariedade.
QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE TRATAMENTOS?
Os métodos consistem em resolver o problema para melhorar tanto na estética como em funcionalidade. E eles podem ser através de:
- Implante dentário nos espaços faltantes;
- Aparelho ortodôntico para fechar o espaço e melhorar a estética através do uso;
- Extrair o dente do outro lado para manter a arcada igual.
COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DE PESSOAS COM AGENESIA DENTÁRIA?
Quem sofre com essa condição deve ter atenção redobrada na escovação diária. Com a falta de um ou mais dentes, as bactérias têm espaço de sobra para se alojar nas gengivas.
Os cuidados diários devem seguir 2 passos básicos para evitar cáries, mau hálito, tártaro e a perda óssea. São eles:
- ESCOVAÇÃO: O hábito de escovar os dentes deve ser criado após cada refeição ou pelo menos 3 vezes ao dia. Segurando em um angulo de 45 graus uma escova macia ou extra macia, deve-se começar pelo encontro da gengiva com a ponta dos dentes em movimentos leves de cima para baixo, como se estivesse varrendo. Logo em seguida, devem ser feitos movimentos circulares. E lembre-se de escovar a língua para remover bactérias e purificar o hábito.
Veja a imagem abaixo com o passo a passo 👇🏻 :
- LIMPEZA DOS ESPAÇOS: Pacientes com alguma falta de dentes que ainda não realizaram nenhum tratamento, devem fazer a limpeza correta desses espaços. As escovas interdentais extra macias estão disponíveis em diferentes tamanhos e são perfeitas para a limpeza destes espacinhos.
Por isso, fique atento na erupção dos dentes de seus filhos. O normal é que até os seis meses, os primeiros dentes de leite apareçam, ou, até os 7 anos eles iniciem a troca para os dentes permanentes.
O importante é notar essa situação desde cedo e buscar um especialista para estudar os vários tipos de tratamento, evitando reabsorções ósseas e garantindo qualidade de vida ao indivíduo afetado.