CONQUIST ODONTOLOGIA l 18/11/13. Atualizado em: 25/05/20 l ⌛️ 4 min.
“Língua pilosa preta” ou também conhecida como “língua preta peluda”, é uma condição patológica e é causada por um excesso de crescimento de bactérias na mucosa oral.
Porém, esta é uma condição temporária, inocente e facilmente reversível somente com uma higienização bem realizada.
Como ocorre?
A língua é constituída por diferentes tipos de papilas que apresentam cada uma sua função. Nelas, há o acúmulo de todos os tipos de bactérias, que criam pigmentações provenientes dos glóbulos vermelhos do sangue, dando a língua a coloração preta. Já o caso de parecer “pilosa/peluda”, provém de uma descamação da capa externa das células presentes nesse órgão.
O que causa?
As causas da língua preta são desconhecidas, mas alguns pesquisadores acreditam ser devido a mudança de bactérias normais no meio bucal. Isto porque o indivíduo acarreta fatores que influenciam nessa mudança da microbiota, como: o uso excessivo de antibióticos, café ou chá; produtos que contenham bismuto; tabagismo ou qualquer mantimento proveniente do tabaco; e principalmente a higienização realizada de maneira incorreta.
Como prevenir?
Como forma de prevenção, realize a higienização dos dentes utilizando uma escova de cerdas macias, creme dental com flúor e fio dental. Dê atenção especial na higiene da língua, utilizando sempre o raspador lingual para fazer a limpeza corretamente.
Como tratar?
Já como forma de tratamento é necessário fazer a higienização da língua com um higienizador lingual por pelo menos três vezes ao dia. Somente o raspador/limpador lingual tem 100% de eficácia.
Uma vez que a escova de dentes pode ser comparada a uma vassoura, o raspador lingual a um aspirador de pó e a língua a um tapete. Se você varrer esse tapete, a sujeira, nesse caso o pó, vai somente espalhar – se. Agora, se você usar um aspirador de pó, ele vai realmente limpar. Por isso a escova não consegue tirar a sujeira, somente o raspador.
No mais, evite o uso dos enxaguantes bucais, pois ironicamente estes podem aumentar o risco de mau hálito, o que não é cientificamente comprovado.
Sendo assim, evite o uso excessivo de enxaguantes que contenham adstringentes (mentol ou hamamelis) ou agentes oxidantes (peróxido), pois podem aumentar o risco da “língua pilosa preta”.
Sugerimos o uso de enxaguantes bucais a base de dióxido de cloro, você encontra com facilidade em farmácias ou através do site: Halitfree.
Caso a pigmentação persista, consulte seu dentista.