CONQUIST ODONTOLOGIA | 04/08/2014 – Atualizado em 21/12/2021 |⌛️ 3MIN.
São muitos os mitos que giram em torno do clareamento dos dentes. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar que os dentes estejam manchados ou escuros demais para optar por um tratamento de clareamento.
O clareamento de dentes consiste em uma forma de tratamento que tem a finalidade de clarear os dentes mediante o uso de substâncias químicas.
Aqui serão listados alguns dos principais Mitos e Verdades sobre este assunto:
O Clareamento Dental estraga o esmalte dos dentes?
Mito. Independentemente da técnica empregada, os produtos utilizados não danificam em nada a estrutura do dente, mesmo porque eles apenas removem o pigmento corante que está na região.
O dente tratado pode escurecer novamente?
Verdade. Em contato com produtos alimentares pigmentados, os dentes podem sim escurecer de novo — ainda que nunca como antes do procedimento. Justamente por isso, é recomendado que se realize uma manutenção anualmente.
Qualquer pessoa pode fazer Clareamento Dental?
Mito. Existem algumas contraindicações que acabam comprometendo a técnica em certas pessoas como: gestantes e lactantes, pessoas com restaurações amplas, pacientes com sensibilidade dentária exacerbada, irritação gengival severa ou fumantes inveterados. Apesar do clareamento ser uma técnica amplamente utilizada, o dentista deve estar atento na avaliação de cada caso.
Próteses e restaurações mudam de cor com o Clareamento Dental?
Mito. O gel clareador usado durante o procedimento pelo dentista não modifica a cor das próteses ou restaurações dentárias, já que elas são feitas com um material extremamente resistente a qualquer tipo de substância.
Cremes dentais funcionam como clareadores?
Mito. Os cremes dentais não são capazes de clarear os dentes como um clareamento dental feito no consultório do dentista. Na verdade, as pastas dentais conhecidas como branqueadoras ou clareadoras são bem mais abrasivas do que os cremes dentais comuns e a longo prazo podem causar sensibilidade e desgaste dentário.
Um sorriso reluzente é um sonho para muitas pessoas, por isso o clareamento dental é um dos procedimentos mais realizados nas clínicas odontológicas de todo o país.
Tenha Cuidado!!
O mercado encontrou um modo de tirar vantagem do sonho das pessoas em ter os dentes brancos, e saiu divulgando produtos de fácil aplicação, que prometem verdadeiros milagres, em prateleiras de drogarias, além de inúmeras receitas caseiras de fácil acesso na internet, aumentando gradativamente os problemas decorrentes dessa busca desenfreada.
Clareamento dental é um tratamento sério e nem toda pessoa está apta para ser submetida a sessões desse tipo. Pacientes com muita sensibilidade dentária, presença de restaurações extensas ou próteses devem ser criteriosamente avaliados antes de serem submetidos ao clareamento, porque os resultados podem não satisfazer as expectativas.
Faça o Tratamento sempre com a Supervisão de um Dentista.
O procedimento feito de forma indiscriminada, sem supervisão de um profissional da área, pode causar hipersensibilidade dentária, lesões nas mucosas como bochechas e lábios, na língua e na gengiva. Em casos mais extremos, pode haver até mesmo reabsorções nas raízes e queimaduras, que, dependendo do grau, podem virar aftas, ulcerações maiores e até resultar em perda de tecido gengival.
Consulte sempre o seu dentista!