CONQUIST ODONTOLOGIA l 11/02/2020 l ⌛️ 4 min.
Mas afinal o que é o MAU HÁLITO? É um odor desagradável ou ofensivo, que é eliminado através da cavidade oral. Tem origem na boca em 90-95% dos casos, sendo os principais causadores problemas da gengiva e principalmente da língua.
O mau hálito é causado em cerca de 80% por putrefação de material orgânico da cavidade oral, originada da degradação que bactérias orais produzem de restos e sobras de alimentos.
A consequência da putrefação é a produção de gases fétidos, sendo os mais comuns, os chamados Compostos Sulfurados Voláteis (CSV). Esses gases possuem enxofre na sua composição e assim um forte odor de ovo choco.
Este desequilíbrio na cavidade oral gera um depósito de material orgânico sobre a língua formando uma placa esbranquiçada chamada de ‘saburra lingual’.
Como saber se tenho Mau Hálito?
O portador do mau hálito não percebe o odor pois o nosso organismo camufla o mesmo como mecanismo de defesa. Assim apenas outras pessoas próximas sentirão o cheiro. Isso é uma das grandes causas do portador da halitose ficar constrangido, pois nunca sabe se está com o problema. E esse constrangimento vai deixá-lo com sérios problemas psicológicos e consequentemente fazê-lo excluir -se socialmente com prejuízos profissionais e amorosos.
O correto seria perguntar a pessoas próximas. Porém, temos observado que crianças são mais verdadeiras e sinceras em alertar pais e familiares próximos, pois são despojadas de preconceitos.
Como é feito o Diagnóstico?
Através dos tempos a humanidade tenta lutar contra o problema do mau hálito, assim tem-se relatos históricos das tentativas do seu controle; inclusive a de relatos trágicos de suicídios devido ao desespero em resolvê-lo.
É muito difícil e subjetivo na maioria dos casos afirmar que tal pessoa esteja com mau hálito. Pois além de haver a halitose psicogênica (onde ela imagina ter o problema mas obviamente não ocorre), tem-se a halitose transitória que apenas acontece em certas ocasiões (ex: ingestão de alimentos com alho, cebola e outros).
Caso você esteja nessa situação, se tem suspeita de mau hálito ou já tenha certeza que tem o problema procure o seu profissional de confiança e peça que este solicite o exame de análise dos gases da boca para tratá-lo.
Como tratar o Mau Hálito?
Na década de 90 foi desenvolvido o primeiro aparelho capaz de medir o odor da boca. Assim abriu-se uma nova era no combate da halitose e começou o entendimento científico e a possibilidade do seu controle e cura.
O primeiro aparelho foi chamado de halimeter e agora a evolução deste, chamado de OralChroma.
Esse aparelho é um cromatógrafo gasoso que analisa e especifica os gases bucais permitindo assim guiar o tratamento para cada caso em específico. Assim é possível identificar o local e causa do mau hálito dependendo do tipo de gás predominante na análise.
Com esse resultado o seu profissional de confiança poderá tratá-lo de maneira segura e após compará-lo para saber se o seu problema foi resolvido.
8 Curiosidades sobre o Mau Hálito:
- O mau hálito é um problema extremamente comum, sendo que 40% da população sofrerá deste em alguma fase da vida.
- Normalmente quem tem mau-hálito ou halitose, não percebe o cheiro desagradável. Isto porque quando o odor é constante, ocorre fadiga olfatória, isto é, o portador do problema não sabe se está naquele momento com mau cheiro na boca. Esta dúvida pode gerar constrangimento social com problemas psicológicos profundos.
- O mau hálito nem sempre é uma doença, e sim um sintoma ocasionado por problemas bucais ou do organismo que irão ocasionar o mau cheiro na boca.
- Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, especialmente por problemas na gengiva, alterações periodontais e presença de saburra lingual.
- O stress pode piorar a halitose pois acelera o metabolismo, que pode gerar hipoglicemia, fazendo com que as reservas de energia do organismo sejam consumidas mais rapidamente. O stress também pode provocar o mau hálito indiretamente, por propiciar uma diminuição na produção de saliva (hipossalivação) que contribui para o problema.
- Os produtos bucais tipo enxaguatórios comuns vêm ganhando um grande espaço na tentativa de resolver o problema. Porém é importante salientar que grande parte destes produtos não funcionam contra a halitose e também podem agravar o problema, pois contém álcool em sua formulação, o que desidrata a mucosa da boca aumentando o mau hálito. O recomendado é utilizar um enxaguante bucal á base de dióxido de cloro , pois esse auxilia no tratamento do mau hálito.
- Apesar de haver uma descrença da população no tratamento da halitose, atualmente temos a possibilidade de diagnósticos precisos através de aparelhos que medem os gases bucais e auxiliam definitivamente no tratamento.
- Mau hálito (halitose) é coisa séria e apenas um profissional habilitado pode resolver o seu problema de forma definitiva.