A importância das consultas dentais regulares

Alguma vez você se perguntou por que recomenda-se ir ao dentista cada seis meses? É porque as consultas dentais regulares são essenciais para a manutenção da saúde dos dentes e das gengivas. E entre esses controles, é importante que você mantenha seus dentes e gengivas higienizados e saudáveis. Se necessitar ajuda adicional, seu odontologista poderá sugerir consultas mais frequentes.

O que acontece durante uma consulta regular

O controle dos dentes para detectar cáries é somente uma parte de uma exaustiva revisão dental. Durante a consulta de controle, é possível que seu odontologista (ou higienista dental) avalie a saúde de suas gengivas, realize um exame de cabeça e pescoço (para detectar qualquer anomalia) e examine sua boca ante qualquer suspeita de câncer oral, diabete ou deficiência de vitaminas. Não se surpreenda se seu odontologista também examine seu rosto, a mordida, a saliva e o movimento das articulações do maxilar inferior. À continuação, seu odontologista ou higienista dental limpará os dentes e falará sobre a importância de que você mantenha uma boa higiene oral em sua casa, entre as consultas.
Muitos odontologistas vão prestar especial atenção na placa e no tártaro. Isto é porque a placa e o tártaro podem se acumular em muito pouco tempo, se não pratica uma boa higiene bucal entre as consultas. Além disso, os alimentos, as bebidas e o tabaco podem manchar os dentes. Se não for eliminada, a placa mole pode endurecer sobre os dentes e irritar o tecido gengival. Se não for tratada, a placa pode produzir enfermidade das gengivas.
Durante as consultas dentais programadas regularmente, é provável que seu odontologista revise as gengivas, a boca, a língua e a garganta. São várias partes de rotina de uma revisão dental.

Exame de cabeça e pescoço

Seu odontologista começará por:
Examinar seu rosto
Examinar seu pescoço
Controlar os gânglios linfáticos
Controlar as articulações do maxilar inferior
Exame clínico dental

À continuação, seu odontologista avaliará o estado dos dentes e das gengivas mediante:
Exame de gengiva
Procura de signos de enfermidade das gengivas
Controle de dentes moles
Exame dos tecidos interiores da boca
Exame da língua
Controle da mordida
Procura de evidência visual de cáries
Controle de dentes quebrados
Controle de amálgamas danificadas
Procura de mudanças nas gengivas que cobrem os dentes
Avaliação de qualquer aparelho dental que você use
Controle do contato entre os dentes
Obtenção de placa de raio X
Higiene dental

Durante a parte final da consulta dental, o odontologista limpará sua boca mediante o uso destes métodos:
Controla a higiene dos dentes e gengivas
Elimina qualquer presença de placa e tártaro
Poli os dentes
Passa fio dental entre os dentes
Revisa as técnicas recomendadas de escovação e uso do fio dental
Uma vez completados o exame e a higiene, lhe informará sobre o estado da saúde de seus dentes e gengivas, fará recomendações adicionais. É importante que consulte seu odontologista a cada seis meses e que realize um exame e uma higiene de rotina. Lembre-se que ao consultar seu odontologista de forma regular e continuar com as boas práticas de higiene bucal em sua casa, é mais provável que possa manter a saúde de seus dentes e gengivas.

shutterstock_142427935

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.