Já sabemos que a higiene oral é muito importante para a saúde, mas poucos sabem que a escova de dentes, se não for usada e cuidada com especial atenção, pode ser um foco de doenças.
A maioria das pessoas deixa a escova exposta no lavatório ou em ambientes úmidos, sem qualquer proteção. O problema é que, com esse hábito, a pessoa pode levar à boca uma quantidade considerável de bactérias. Quando não está protegida adequadamente, as cerdas expostas acumulam microrganismos lançados no ar, sendo alguns provenientes do vaso sanitário.
A lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande: periodontite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia. O problema, aparentemente simples, pode agravar e causar doenças graves cardiopatias e pneumonias.
Para tentar amenizar essa acumulação, é aconselhável o uso de protetores ou até mesmo guardá-las fora do banheiro. A escova de dentes deve ser colocada num recipiente fechado e a uma distância de pelo menos dois metros do vaso sanitário. É importante, também, deixar a tampa do vaso sanitário para baixo na hora da descarga e quando não estiver a uso. A vida útil da escova também é algo a ser levado em conta: a troca deve ser feita a cada quatro meses.
Fonte: Pais & Filhos