Ícone do site Conquist Odontologia

As principais dúvidas sobre Implantes Dentários

implante dentario

Implante dentario

CONQUIST ODONTOLOGIA|02/07/20 – Atualizado em 23/07/20 ⌛️ 3 MIN.

Os implantes dentários ajudam na recuperação estética e fonética da boca, proporcionando maior bem-estar e valorizando a autoestima do paciente. Se você ainda tem dúvidas sobre o tratamento, confira as perguntas mais frequentes que recebemos de nossos pacientes:

Os implantes dentários causam algum tipo de rejeição no organismo?

Não, os implantes têm sua superfície tratada especialmente para favorecer a formação de osso ao seu redor. O insucesso de um tratamento com implantes deve-se a contaminação do local ou do implante durante ou após a cirurgia e, a resposta inadequada de reparação do organismo que por diversos fatores pode formar um tecido de cicatrização ao invés de tecido ósseo ao redor deste implante. Neste caso, não dizemos que o implante foi “rejeitado”, apenas que o organismo daquele paciente, por um motivo específico, não respondeu da maneira adequada e esperada, o que não significa que em uma segunda tentativa não dará certo.

E se houver insucesso na colocação de um implante, o que fazer?

Pode acontecer especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes curtos. É sem dúvida um risco do processo. A melhor alternativa é tentar novamente, principalmente se houver osso suficiente, pois o osso após a remoção do implante tende a se tornar um pouco mais denso. O melhor é não ter pressa excessiva para resolver o problema, que é muito desagradável, mas inerente ao procedimento ainda que não ocorra frequentemente. Normalmente em áreas de maior risco de perda, o paciente deve ser convenientemente avisado previamente à cirurgia.

Qualquer pessoa pode colocar um implante?

Sim, porém são necessários exames de imagens e laboratoriais para avaliar se o paciente possui a quantidade de osso necessária, se necessita de enxerto ósseo e se sua saúde geral impossibilita ou diminui suas chances de sucesso no tratamento. Existem condições de saúde temporárias ou não que reduzem a chance de sucesso ou tornam a cirurgia arriscada, mas qualquer paciente ciente dos riscos pode se submeter à cirurgia para colocação dos implantes.

A cirurgia para colocação de implantes é longa ou dolorida?

De maneira alguma. A anestesia dada é mais simples do que para uma extração de dentes e a cirurgia é extremamente simples e rápida, variando o tempo apenas pela quantidade de implantes e/ou limitações dos pacientes. É importante lembrar que seguir as orientações do dentista em relação aos cuidados pós-operatório é extremamente importante para não haver dor e desconforto neste período.