CONQUIST ODONTOLOGIA l 05/11/2013 Atualizado: 26/05/20 l ⌛️ 2 min.
A documentação ortodôntica é um conjunto de exames (radiografias, fotografias intra e extrabucais, modelos em gesso das arcadas dentárias ou modelos digitais em 3 D, análises Cefalométricas e de modelos computadorizados).
E tem a finalidade de proporcionar uma visão abrangente e individualizada de cada paciente, permitindo análise detalhada e um correto planejamento ortodôntico.
Levando em consideração a idade (dentição decídua, mista ou permanente), idade óssea, padrão de crescimento facial, hábitos parafuncionais (uso de chupeta, sucção digital prolongada), interposição lingual, altura do sorriso, presença de corredor bucal, limitações esqueléticas e padrões faciais.
Dentre os benefícios de fazer a documentação ortodôntica, estão:
- Previsibilidade do tempo de tratamento;
- Escolha correta do tipo de aparelho a ser utilizado durante o tratamento ortodôntico;
- Diagnóstico precoce de doenças pre existentes;
- Avaliação das condições biológicas, avaliando as necessidades de instalação do aparelho;
- Análise da necessidade de extrações dentárias;
- Comparação da evolução do tratamento.
Além disso, a não realização da documentação ortodôntica, e consequentemente do tratamento ortodôntico caso seja preciso, traz problemas funcionais e estéticos para o paciente, entre eles estão:
- Dificuldade para higienização da boca, facilitando o surgimento da cárie, a formação de tártaro e problemas gengivais;
- Desequilíbrio dos dentes, com possíveis perdas a longo prazo;
- Problemas estéticos devido ao posicionamento errado dos dentes;
- Problemas mastigatórios e digestivos, pela má trituração dos alimentos, interferindo na saúde total do paciente.
PERGUNTAS FREQUENTES
Por que realizar a documentação ortodôntica?
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista clínico poderá decidir se o tratamento ortodôntico é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Como será minha documentação ortodôntica?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz. Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos:
Aparelhos ortodônticos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária.
Aparelhos ortodônticos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).