Você já conheceu alguém que após uma queda ou trauma ficou com o dente escuro e precisou fazer canal? Ou ainda, fez um canal e o dente escureceu?
A idéia de escurecimento dental após um tratamento endodôntico ainda amedronta muitos pacientes, mas o que poucos sabem é que essas alterações podem ocorrer devido ao derramamento de sangue dentro do dente, algum tipo de medicamento intracanal e até mesmo trauma.
Nesses casos de escurecimento, por trauma ou tratamento endodôntico, podemos lançar mão do clareamento interno, que é um método simples e pode minimizar esse escurecimento dental.
O tratamento é realizado geralmente em três sessões que consistem em acessar o interior do dente pela mesma abertura do tratamento de canal e na colocação de agentes clareadores. As trocas desses agentes são realizadas a cada seis dias. O grau de clareamento alcançado varia de pessoa para pessoa.
Atualmente, o clareamento interno é um procedimento muito procurado e utilizado na clínica odontológica e a decisão de clarear um dente deve vir sempre da necessidade estética de cada paciente.
Dra Aline Roberta Rojas (CRO 86754) é dentista, especializada em dentística restauradora e mestre em prótese dentária na Conquist Jundiaí.