Um estudo feito pela dentista Cintia Filogônio na PUC-MG mostrou que a adição de 10% de óleo de castanha-do-pará ou de um óleo mineral (parafina líquida) à composição das pastas de dente comerciais pode prevenir cárie e doenças periodontais.
Durante três meses, 30 pessoas usaram três tipos de pastas com formulação diferente. Um grupo escovou os dentes com um creme dental disponível no mercado, sem alteração na fórmula. Outro grupo usou a mesma pasta com óleo de castanha e um terceiro experimentou o produto com óleo mineral. A conclusão foi que as versões com óleo mineral e com óleo da castanha-do-pará fortaleceram a proteção dos dentes contra o biofilme dental.
“Os óleos ajudam a formar uma película sobre os dentes, reduzindo a capacidade de as bactérias grudarem neles”, explica Cintia.
O estudo também concluiu que os óleos essenciais, obtidos de fonte mineral e vegetal, contidos em enxaguantes bucais proporcionam benefícios significativos quando aliados à escovação. Bochechos com óleos essenciais uma ou duas vezes ao dia demonstraram mais reduções, após 14 dias de uso, na permanência dos efeitos de redução de microrganismos na boca. Os enxaguantes antiplacas e antigengivites contendo os óleos também tiveram efeito antimicrobiano, comprovando que o controle do biofilme da gengiva influencia na progressão da periodontite.
A pesquisa também cita que, como a halitose também está associada ao biofilme dental, os óleos essenciais reduzem o nível de odor por períodos de até duas horas.
Fonte: Jornal Odonto