De maneira geral o aparelho ortodôntico convencional é composto pelos brackets (peça que vai colada ao dente), pelo fio ou arco ortodôntico e pelas famosas borrachinhas coloridas que ligam esse ao bracket para promover a movimentação dentária. No aparelho autoligado, os próprios brackets possuem uma estrutura (pequena tampa metálica) que prende o arco a ela, dispensando assim, as borrachinhas.
O aparelho autoligado não utiliza borrachinhas gerando menor atrito dos fios e proporcionando maior saúde bucal e higiene.
Nos aparelhos ortodônticos tradicionais as manutenções devem ser feitas a cada 30 dias, pois as borrachinhas começam a perder sua capacidade de manter o fio dentro do bracket nesse período. Isso porque os fios por puxarem os dentes desalinhados, tendem a querer sair do bracket.
Já no aparelho autoligado, pelo fato de não utilizar as borrachinhas, se mantém ativo durante todo o período que o fio estiver ativo dentro do bracket, permitindo fazermos manutenções com intervalos de até 60 dias dependendo da fase do tratamento. Além disso as borrachinhas por serem porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, podendo gerar caries, tártaro e mau hálito.
Conheças as Vantagens do Aparelho Autoligado:
- Agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução do tempo de tratamento, pois não possui o atrito das borrachinhas;
- Redução significativa da força exigida para movimentação dentária;
- Diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento;
- Menor acúmulo de bactérias, já que o aparelho autoligado não utiliza as famosas borrachinhas;
- Mais conforto, as peças dos brackets são mais delicadas, o que evita machucados e ferimentos na boca.
- Menos idas ao dentista. As manutenções podem ser feitas em prazos maiores que 30 dias dependendo da fase do tratamento, o que gera economia de tempo aos pacientes (principalmente aos que estudam ou trabalham).
- Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo a mecânica mais biocompatível.
Confira abaixo o vídeo do Dr Gustavo Lopes CRO-SC 931 sobre as vantagens do aparelho autoligado: