CONQUIST ODONTOLOGIA l Atualizado em: 13/03/2020 l ⌛️ 3 min.
Se você responde timidamente “nem sempre” quando seu dentista te pergunta sobre passar fio dental, você não é o único. Estatísticas dizem que cerca de 80% das pessoas não usam fio dental.
Apesar de saber a importância do seu uso diariamente, você provavelmente não presta atenção quando o dentista começa a falar sobre isso. Por alguma razão é um hábito difícil de incorporar, porque leva tempo, faz bagunça, ou por ser mais uma coisa que você tem que fazer.
Porém, incorporar esse hábito a sua rotina diária vale cada segundo. O fio dental é importante para manter a gengiva saudável e prevenir doenças periodontais.
Os benefícios do uso do Fio Dental
A saúde bucal está ligada a saúde física e não escovar ou passar fio dental nos dentes pode te deixar suscetível a infecções. Além disso, a escova de dente não consegue alcançar cada canto da sua boca (como entre os dentes), sendo assim, o seu uso diário é a melhor maneira de remover qualquer partícula de comida e placa para prevenir cárie nos dentes e gengivite (inflamação do tecido da gengiva).
E o melhor, usar com frequência o fio dental ainda como bônus, ajuda a prevenir o mau hálito, uma vez que pode impedir que bactérias se formem nesses lugares difíceis de alcançar.
Para quem ainda não tem esse hábito, a boa notícia é que usá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência após o jantar, já ajuda a minimizar o acúmulo de resíduos e evita que você passe longos períodos com resíduos entre os dentes.
Sangramento ao passar o fio dental?
Quem nunca utilizou o fio, pode se assustar com pequenos sangramentos que podem ocorrer nas primeiras vezes. Se o motivo não for o excesso de força na hora de passá-lo, pode ser justamente devido à falta do uso, que faz com que, ao longo do tempo, os resíduos de alimentos se acumulem na região causando inflamações, um problema que a princípio não é considerado grave e que pode ser amenizado com o uso diário do fio. No entanto, se esse sangramento for intenso ou persistir por muito tempo, pode ser algum sintoma de problema na gengiva como a gengivite e o dentista deverá ser consultado para identificar e resolver o problema.
Alguns modelos:
Além de reconhecer que o uso do fio dental é um bom hábito, você deve adicionar isso à sua rotina diária. Mas caso você tenha problema com o fio dental tradicional, há várias opções que podem ser usadas para limpar entre os dentes.
Os primeiros são o floss Pick (ou chamados de passa-fio) que são dispositivos práticos para crianças principalmente, pois apresentam um pedaço de fio e um cabinho. Outra opção é o super floss, um tipo de fio dental desenvolvido para pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, coroas dentárias ou implantes. Essas engenhocas úteis são fáceis de usar, rápidas e legais.
Para pessoas com espaço entre os dentes, utilize uma escova interdental.
Ao fim de cada dia, você verá como, logo após passar o fio, sua boca fica refrescante e com a sensação de que acabou de sair do dentista.
Além disso, mais importante que usar o fio é saber usar corretamente. E para isso, você deve procurar um dentista para então aprender usar a forma adequada e assim garantir que sua saúde bucal fique em dia.