Por que os dentes caem?

shutterstock_182855624

 

Os dentes de leite caem porque crescemos. Eles acompanham a transformação da nossa boca, nosso rosto, que ficam maiores.

Geralmente, aos 3 anos já temos 20 dentes na boca, e por volta dos 6 inicia-se a troca da dentição. Os dentes permanentes vão se formando debaixo da gengiva e empurrando os de leite. Assim, eles caem e os permanentes nascem. Esse troca-troca se encerra por volta dos 12 anos.

Os dentes permanentes são definitivos, eles não caem, e se dividem em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Dependendo de cada pessoa, a quantidade pode variar de 28 a 32 dentes.

CUIDADOS

Quando o dente de leite (chamado popularmente assim por ser muito branco) está bem molinho podemos puxá-lo com os dedos. Nesse caso sairá pouco sangue. Mas, se ele ainda está fixo na gengiva não de deve mexer, já que a região pode ficar machucada. Caso seja difícil dele cair, é necessário ir ao dentista.

Após o dente cair, um adulto pode colocar uma gaze no local, depois de lavar bem as mãos. Não se deve fazer nenhum tipo bochecho (agitar a água na boca) após a remoção de dente, porque poderá sangrar ainda mais.

LIMPEZA

Não é porque vamos trocar de dentes que não é necessário cuidar deles. Escovar e passar fio dental para retirar os restos de alimentos é muito importante para evitar doenças nos dentes de leite, e quando os permanentes chegarem, a boca estará limpa, saudável e bonita para recebê-los. Limpar a gengiva e a língua também ajuda a manter a saúde da boca.

 

Fonte: Diário do Grande ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.