Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite

shutterstock_143800465

Também conheida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil

Se o seu bebê está com aftas e mau hálito, pode ser sinal de estomatite. Bastante comum em crianças, essa doença se caracteriza por uma inflamação na boca ou na gengiva que causa muito desconforto e dor. E, apesar do nome, não tem a ver com problemas no estômago, pois a palavra Estômato (de stoma) quer dizer boca em grego.

A estomatite pode ser causada por vírus, fungos, bactérias e deficiência de vitamina C, do Complexo B e de ferro. No entanto, a causa por fungos, mais conhecida como sapinho ou candidíase oral, é a mais popular entre as crianças e costuma atingir a mucosa bucal de recém-nascidos.

Porém, apesar de ter causas bem definidas, uma higiene bucal falha pode dificultar o controle da doença. A falta de higiene aumenta a possibilidade de bactérias. No caso da estomatite, não contribui com o aparecimento da doença, mas sim para o agravamento do quadro.

Atenção aos sintomas

Por apresentar agentes causadores diferentes, os sintomas da estomatite também podem se apresentar distintos de acordo com a causa. No caso da estomatite por fungos, a língua, a gengiva, os lábios e mucosa da boca da criança ficam recobertos por uma camada branca. Essas placas possuem aparência de “nata de leite”. Os principais sintomas são: boca seca, perda de apetite, insônia e dificuldade de deglutição.

Já quando a causa é viral, aparecem vesículas acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas por fora em volta da boca e/ou do nariz. Além isso, o bebê costuma apresentar febre, irritabilidade, falta de apetite, mau hálito intenso, recusa em usar a chupeta, recusa na ingestão de alimentos, gengivas muito vermelhas e que facilmente sangram e aftas na boca.

A inflamação gengival, a falta de higiene durante a doença (pois a dor impede a realização de uma higiene eficiente) e o sangramento, são as principais causas do aparecimento do mau hálito na criança.

Tratamentos
Para controlar a febre e a dor o mais indicado é a utilização de analgésicos e antitérmicos. Já para as feridinhas (aftas) na mucosa, o cirurgião-dentista deverá indicar um antifúngico local. “A higiene deverá ser feita na medida do possível, mesmo com sangramentos. Se não puder ser feita com escova e creme dental, pelo menos os pais devem tentar usar uma gaze umedecida para manter o ambiente bucal menos propício ao desenvolvimento de infecções com agravamento do quadro inicial. A alimentação do bebê deverá ser pastosa, com grande quantidade de líquido para não ocorrer desidratação.

(Saúde Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.