8 Passos para te preparar pro início do Tratamento Ortodôntico

Se você chegou ate esse artigo, tenho certeza que esta buscando informações para iniciar o seu tratamento com aparelho ortodôntico.  Para te ajudar fiz esse passo a passo com alguns itens que são imprescindíveis para ter um tratamento tranquilo e chegar no resultado que você tanto almeja.

O tratamento com aparelho ortodôntico é muito recomendado para as pessoas que precisam corrigir o alinhamento dos dentes ou para aqueles que tenham problemas com a oclusão dentária.

Porém o que nem todos sabem é que, para alcançar os resultados esperados, é preciso muita dedicação e cuidado do paciente com o tratamento. Exige higiene, mudança de hábitos e muita paciência. Por isso, elaborei  esse material com  8 itens para preparar você para colocar o aparelho ortodôntico. Vamos conferir?

 

1º  Faça os procedimentos preparatórios. 

Antes de colocar o aparelho, será necessário realizar alguns procedimentos para garantir a saúde bucal e iniciar seu tratamento com segurança:

  • Exames como raio-x e fotografias da face nos permitem analisar e planejar com maior precisão as condições iniciais dos dentes com relação as bases ósseas;
  • Limpeza completa, tem o objetivo de preparar os dentes para a colagem dos bráquetes;
  • Tire os sisos (se necessário). Alguns pacientes têm espaço na boca para os sisos, o que elimina a necessidade de removê-los, mas a extração é indicada se eles estiverem tortos ou inclinados. O ortodontista examinará os dentes e recomendará como você deve proceder.

2º Faça um compromisso com você

Para obter o resultado esperado, o aparelho ortodôntico, como qualquer outro tratamento ou procedimento odontológico, requer comprometimento, preparação, ajustes no estilo de vida e na aparência. Por isso você deve focar nos benefícios que terá no final do tratamento:

  • Melhora na saúde bucal;
  • Dentes alinhados;
  • Ajustes nas arcadas dentárias;
  • Muito mais autoestima.

 

3º Crie uma playlist

Colocar o aparelho é um procedimento que demora um pouquinho e além disso você começará a ir periodicamente ao dentista, por isso prepare uma playlist em seu celular para você se animar e relaxar enquanto realiza o tratamento.

 

4º Registre esse momento

 

Tire uma foto antes de iniciar o tratamento, durante e depois. Assim você conseguirá acompanhar as mudanças que conquistou em seu sorriso. Se postar nas redes sociais, lembre de nos marcar no Facebook e no Instagram.

 

5º Planeje uma dieta mais pastosa

Após colocar o aparelho e a cada nova ida ao dentista para fazer a manutenção, os ajustes e apertos dos bráquetes vão fazer com que seus dentes fiquem mais sensíveis ao mastigar principalmente durante a fase de alinhamento e nivelamento.

– Selecione alimentos macios;
– Comidas frias ou geladas ajudam a aliviar a dor e o inchaço causados pelo aparelho;
– Use um processador de alimentos, é a ferramenta ideal para tornar alimentos nutritivos que podem ser consumidos sem mastigação como purês, sopas e vitaminas.

Nos próximos 1, 2 ou 3 anos, dependendo do seu tratamento, você poderá voltar a esse cardápio em alguns momentos em que houverem evolução do fio ortodôntico  devido aos “apertos” que serão realizados no aparelho para movimentar seus dentes.

6º Planeje uma dieta de longo prazo

Tem certas coisas que quem utiliza aparelho deveria evitar comer, isso porque o aparelho dificulta o consumo de alguns alimentos que precisam ser mordidos, como: sanduíches, milho e maçãs.

Além disso há tipos de alimentos que você nunca deverá comer enquanto estiver usando aparelho:

  • Doces pegajosos (caramelos, balas, etc.);
  • Gelo;
  • Pipoca e oleaginosas;
  • Doces duros (Pé de moleque, bala de caramelo);
  • Aipo e outros alimentos fibrosos.

Lembre-se que o aparelho ortodôntico possui peças que podem quebrar facilmente com certos alimentos.

    

7º Monte um kit de higiene bucal

Fale com o seu ortodontista. Ele sabe como se preparar para a vida com aparelhos. Se necessário ele poderá lhe receitar analgésicos que aliviarão o desconforto que pode ocorrer nos primeiros dias.

Após a colocação do aparelho fixo, a limpeza dos dentes se torna mais difícil e trabalhosa, sendo necessário redobrar a atenção com a higienização bucal, a fim de evitar o surgimento de cáries e problemas com a gengiva. Assim, será necessário utilizar escova de dentes especial, ultramacia, que contenha um canalito central capaz de atingir os braquetes e limpá-los. Além disso, você precisará de uma escova interdental, para a limpeza entre os arcos, e de passa fio, para facilitar o uso de fio dental.

8º Coloque as visitas ao ortodontista na agenda

A não ser que ele recomende períodos mais espaçados, quem está em tratamento ortodôntico deve encontrar o profissional, em média, uma vez ao mês ou a cada 60 dias para manutenção e avaliação do tratamento. Reserve na agenda esse tempo e não deixe de comparecer às consultas. Seu sorriso agradece!

 

mm

Sobre Dr. Paulo Augusto Ramos / CRO-SC 8440

  • Graduado em Odontologia pela FOL – UNIMEP, Lins – SP 2001 a 2004;
  • Especialização em Ortodontia Pré Corretiva, Typodont e Cefalometria, CORA – Bauru/SP, 2005;
  • Especialização em Ortodontia pela NAEO –SC 2013 a 2016;
  • Especialização em Odontologia Digital, Uniavan – Balneário Camboriu/SC, 2018 a 2020;
  • Especialização em Odontologia Empresarial, Uniavan – Balneário Camboriu/SC, 2019 a 2021;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.