10 avanços que fazem a ida ao dentista ser mais prazerosa

Tudo bem que o consultório do dentista não está entre os lugares preferidos para se estar. Mas é preciso admitir que muito foi feito para que a experiência fosse o menos traumatizante possível para os pacientes. Além do conforto, muitos profissionais investiram também em equipamentos que dão precisão a tratamentos e diagnósticos. Os dentistas Marcos Moura, presidente da ABHA – Associação Brasileira de Halitose –, e Stephanie Vicco, da Sorridents, listaram alguns desses avanços que consideram mais importantes para o progresso da odontologia.

1. Aparelhos de ultra-som – limpeza e remoção de tártaro com aparelhos de ultra-som e jato de bicarbonato acabam sendo mais agradáveis e rápidos

2. Anestesias modernas – a anestesia computadorizada utiliza menos anestésico e é totalmente indolor. A substância é despejada em gotas no local, com a velocidade controlada pelo processador inteligente. Já a máscara anestésica, consiste na inalação de um gás – óxido nitroso – que provoca sedação consciente, ou seja, o paciente é atendido mais relaxado e sedado. Não se trata de anestesia geral e não substitui a anestesia local. É usada para diminuir o nível de ansiedade do paciente, tornando o tratamento mais fácil.

3. Aparelho autoligado – são aparelhos compostos por braquetes que não necessitam de ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas, para manter o fio, ou arco ortodôntico, preso ao aparelho. As peças possuem um dispositivo geralmente semiautomático, para prender o arco em seu interior. Justamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído e as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas. Além disso, em 80% dos casos não é necessária a extração dos dentes.

4. Sistema rotatório – realização do tratamento endodôntico – tratamento de canal – em única sessão, trazendo rapidez no atendimento e mais conforto para o paciente.

5. Raios-X digitalizado – comparados com a radiografia convencional, os sistemas digitais permitem o armazenamento de imagens na memória do computador, oferecendo menor tempo de trabalho, maior definição, melhor comunicação por vias eletrônicas, e, principalmente, a grande redução na dose de raios-X recebida pelo paciente.

6. Tratamentos de cárie – o gel de papaína é indicado para remoção de cárie, sem a necessidade de usar o ‘motorzinho’. Indicado principalmente para crianças, idosos, pessoas com sensibilidade aos agentes anestésicos e para aqueles que sofrem de odontofobia. O scanner dental usa a fluorescência para diferenciar o esmalte normal do esmalte desmineralizado, detectando cáries em fase inicial.

7. Clareamento caseiro – o paciente realiza em casa com uso de uma moldeira e o gel clareador, o que causa menos sensibilidade dentária comparada ao tratamento clareador a laser.

8. Aparelho ortodôntico estético – em vez dos braquetes metálicos, são usados braquetes de porcelana ou safira. Uma opção mais discreta para os pacientes. Outra técnica são os alinhadores em sequência feitos sob medida. O especialista faz moldes dos dentes do paciente e um computador simula os movimentos feitos durante o tratamento. Os alinhadores são produzidos e enviados para o profissional que vai acompanhar a evolução do caso. A grande vantagem é que os aparelhos são móveis e podem ser retirados para comer e escovar os dentes. Essa é uma alternativa quase invisível.

9. Implantes dentários, carga imediata – com os avanços científicos, hoje é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes dentários. Essa tecnologia, conhecida como Carga Imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados.

10. Lentes de contato para os dentes: assim são conhecidas as facetas ultrafinas de porcelana usadas para transformar sorrisos, queridinhas das celebridades. Elas são colocadas sobre os dentes, na maioria das vezes sem precisar desgastá-los. É o sorriso perfeito instantâneo, sem precisar passar por anos de tratamento. Especialistas indicam essa solução para manchas, dentes encavalados, gastos, com rachaduras ou para fechar espaços entre os dentes.

Texto publicado no portal Terra no dia 19/04/2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.