Remoção do aparelho ortodôntico em casa, pode?

Remoção do aparelho ortodôntico em casa: Não PODE!

CONQUIST ODONTOLOGIA | 06 Dez. 2019 | ⌛️ 5 MIN.

Todo mundo quer ter o sorriso alinhado, não é mesmo? Porém muitos pacientes esquecem que a ortodontia é um compromisso entre o profissional e o paciente, ou seja, para que tudo caminhe de forma alinhada e sem intercorrências ambos precisam ser comprometidos ao longo de todo o tratamento.

Porém não é incomum o paciente chegar ao consultório informando que retirou o aparelho ortodôntico ou parte dele em casa.

E agora? Porque NÃO pode fazer isso?

Existe uma série de motivos pelos quais você deve remover o aparelho ortodôntico com um profissional capacitado. Vou listar alguns abaixo:

• Instrumental Adequado: No consultório do ortodontista – Profissional da área da odontologia especializado no alinhamento e nivelamento dentário tem os instrumentos adequados tanto para a colocação como para a remoção dos famosos bráquetes, além disso, terá o cuidado necessário para não causar fratura dentária ou lesão nos tecidos moles (gengiva, bochecha e língua).
  • Remoção correta da Resina: Após a remoção do aparelho, muitos resíduos da resina que une a superfície dental ao bráquete ficam no esmalte dental e é necessária a remoção com instrumental especifico e esterilizado, dando lisura, brilho e sem prejudicar a saúde bucal. A não remoção correta resulta em superfície porosa onde ocorre aderência de restos alimentares e placa bacteriana, podendo resultar em doenças da gengiva e cáries. Os dentes também podem ficar mais amarelados, pois a resina que não foi removida corretamente pigmenta com o passar do tempo, dando essa coloração à superfície dental que vai do amarelo acastanhado ao marrom bem escurecido.
  • Evita o Mau hálito: quando o aparelho não é retirado e não há o acompanhamento do plano de tratamento, há um acumulo do biofilme dental que pode provocar gengivite e com isso a liberação dos gases das bactérias, provocando hálito desagradável.
  • Menor risco de infecções: Em casa há o risco de infecções por microorganismo oportunista, já nos consultórios os materiais utilizados tem uma criteriosa limpeza, desinfecção e esterilização.
  • Sem fraturas nos dentes: Com um profissional habilitado não há riscos de fraturas e trincas do elemento dental.

E quem pensa que o tratamento acaba quando o aparelho fixo é retirado, se engana feio!

Após a remoção correta do aparelho ortodôntico a colocação da contenção fixa ou móvel é de extrema importância, pois evita o movimento natural que os dentes têm de retornar à posição original – aquela do inicio do tratamento.

Esse procedimento é importante para evitar que o progresso feito durante o tratamento de correção da posição dos dentes seja perdido.

Se todos esses motivos não foram suficientes, vou te mostrar mais um, aquele que dói no bolso! Como você removeu em casa, sem saber se o período usado foi suficiente ou não e ainda não usou nenhum tipo de contenção, vou te contar! Vai ter que usar mais uma vez o aparelho.

Aqui vai outro questionamento muito frequente na consulta de avaliação: Dra. posso tirar o aparelho antes do prazo determinado pelo meu ortodontista?

Pode sim, a interrupção do tratamento é um direito de todo paciente. Pode ser realizada em qualquer momento, no entanto, existem algumas consequências para essa escolha. Os dentes podem voltar a posição inicial de quando o tratamento foi iniciado, ainda, pode piorar a oclusão (mordida), levar a desgastes dentários, retração gengival, perda óssea e muito mais.

E ainda tem a famosa pergunta. Quanto tempo vou usar o aparelho?

Extremamente difícil ser preciso quanto a isso, pois, infelizmente o cirurgião dentista depende muito da colaboração do paciente para que  o tratamento siga de forma correta e harmônica. As assiduidades às consultas de manutenção são de grande valia para o tratamento, seguir as orientações dadas pelo profissional também é muito importante, como o uso correto e continuo dos ”elásticos”, o cuidado para não descolar as peças e a correta higiene bucal. A idade do paciente e a condição de saúde sistêmica também têm grande influencia.

E aqueles pacientes que querem colocar o aparelho já na primeira avaliação? Saiba quais são os riscos de instalar o aparelho já na consulta inicial .

Primeiramente precisamos esclarecer que a primeira consulta ou consulta inicial tem a finalidade de conhecer as necessidades e expectativas do paciente, histórico médico e odontológico e fazer o planejamento do caso de forma individual. Desta forma, é necessário este conhecimento prévio e ainda uma relação de documentos que são popularmente chamados de documentação ortodôntica para planejar o caso.

Além disso, a saúde bucal do paciente deve estar em dia, ou seja, zero tártaro, lesão cariosa, dentes indicados para extrações, tratamentos endodônticos(canal) tudo isso deve ser feito antes da instalação do aparelho. Dentes e gengivas sadias!!

Portanto, fuja da propaganda – Instalação Imediata!!!

Vejas as dicas do Dr Paulo Ramos no vídeo abaixo sobre o passo a passo antes de instalar o aparelho ortodôntico.

Então é isso, nunca retire o seu aparelho em casa, procure um profissional especializado.

Agende uma avaliação agora

Sobre Dra. Taila Locatelli / CRO - 16444

• Graduada em Odontologia pela Univille, 2013 a 2017;
  • Aperfeiçoamento em Cirurgia oral menor pelo IOA - Instituto Odontológico das Américas , 2017 a 2018;
  • Especialização em Odontopediatria pelo IOA - Instituto Odontológico das Américas 2018 a 2020;