O Uso do Fio dental na infância

criança passando fio dentalCONQUIST ODONTOLOGIA | 18/06/12  Atualizado em 18/06/20 |⌛️ 4 MIN.

Algumas vezes na minha vida profissional, já ouvi a seguinte pergunta dos pais: “Mas os dentes de leite vão cair mesmo, não é doutora?”

Sim, os dentes de leite, cada um na sua época certa, serão substituídos por dentes permanentes. Porém, a manutenção dos mesmos no período na primeira infância é de fundamental importância para o desenvolvimento correto da fala, mastigação e prevenção de má oclusões na dentição permanente.

Limpeza bucal nos bebês: 

Desta forma, a higiene bucal da criança não pode ser negligenciada. A limpeza da cavidade oral deve iniciar no bebê até mesmo antes do aparecimento do primeiro dentinho. Esta limpeza deve ser feita principalmente após a mamada noturna usando para isso uma gaze embebida em água filtrada.

E quando surgir os Primeiros Dentinhos?

Após o aparecimento do primeiro dentinho, já iniciamos a escovação com o uso de uma escova extra-macia de tamanho compatível com a idade. E a hora da escovação deve sim ser supervisionada pelos pais, pois até os sete anos em média, a criança não apresenta coordenação motora para realizar uma escovação dental eficiente.

Então, sempre de frente para um espelho, os pais, após orientados por um dentista, devem acompanhar a escovação dos seus filhos e uso do fio dental.

Fio dental na infância.

Mas deve-se usar o fio dental na criança? O fio dental deve ser usado, pois a escova, por melhor que seja, não alcança os espaços entre os dentes e se não for utilizado, a criança poderá desenvolver cáries interproximais (entre os dentes). Estas, além de mais difíceis de tratar, podem acometer dois ou mais dentes.

Como  usar o fio dental?

Para tornar o seu uso mais fácil, indico para os pequenos o fio dental em forma de bastão. São estas hastes de plástico com um pequeno fragmento de fio dental em uma das extremidades. Os pais poderão segurar a haste com o polegar e indicador e introduzir o fio entre os espaços interdentais de crianças pequenas. As crianças maiores de 4 anos podem fazer sozinhas com a supervisão dos pais.

Seja criativo com seus filhos

Quem tem filhos pequenos sabe bem que a hora de escovar os dentes nem sempre é um momento que as crianças gostam. Por isso, como pais, precisamos buscar alternativas para tornar mais lúdica esta atividade diária tão importante para a saúde dos nossos filhos. Colocar adesivos do personagem preferido da criança no banheiro, levar o boneco para escovar os dentes junto com a criança são coisas que podem facilitar e tornar o momento mais prazeroso.

Para maiores informações sobre higiene bucal e prevenção, entre em contato com o seu dentista de sua confiança.

 


✅ Os cuidados com os dentinhos de leite são muito importantes para que os dentes permanentes do seu filho sejam saudáveis. Nós oferecemos  o exclusivo Programa Conquist Kids, onde é realizado o tratamento preventivo, cuidando da saúde bucal do seu pequeno com todo o carinho e atenção. 

Quer saber mais sobre o Programa?  Clique abaixo  👇🏻 

odontopediatria

One thought on “O Uso do Fio dental na infância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.