Chances de a criança engolir o dente de leite são pequenas.

criança-sorrindo

CONQUIST ODONTOLOGIA |11/02/20 – Atualizado em 12/06/20|⌛️ 3MIN.

Para a criançada a fase da troca dos dentes de leite é uma das fases que elas mais gostam, pois sentem que estão crescendo.

Porém, para alguns pais, essa fase vem cheia de dúvidas e preocupações: as que mais me perguntam no consultório é: e se a criança engolir o dente de leite? 

Sempre acalmo os pais para que fiquem tranquilos, pois segundo estudos as chances de isso acontecer com a criança que está na fase de troca de dentes são pequenas, pois possuem reflexo suficiente para cuspir o dente e não engolir.

Como recebo muitas dúvidas na clinica, fiz esse artigo para responder as que são mais frequentes, vamos lá:

O Dente de Leite esta mole mas não cai, o que fazer? 

Uma dica bacana que eu dou  para os pais é  incentivarem a criança a “brincar” com o dente. É indicado que a própria criança vá balançando o dente, até mesmo com a língua.

Por isso é bem importante  que os pais levem seus filhos regularmente a um odontopediatra, principalmente neste período, para que o mesmo avalie e os oriente corretamente sobre todos os procedimentos que envolvem essa fase, desde dúvidas/medos até táticas para fazer o dente cair sem traumas e dores.

Algumas crianças reclamam na hora de comer, então os pais devem ficar atentos na hora das refeições, principalmente se a criança já está com o dente bem mole e vai comer algo mais duro que o normal, como alguns tipos de doces, amendoim entre outros alimentos.

Brincadeiras mais brutas, também podem causar a queda do dente e, com isso, sua deglutição. Mas se isso acontecer, não há motivo para desespero.

E se a criança engolir o dente?

Não tem problema nenhum. Seria como engolir uma espinha de peixe ou um pedacinho de frango.

Se a criança sentir que o dente ficou um pouco preso na garganta, ofereça a ela bastante água para facilitar sua decida sem traumas e sem fazer alarde para não assustá-la.

Durante o sono, é praticamente impossível que a criança engula o dente de leite, porque a tendência é eliminar o que estiver na boca, e não deglutir.

E, se acontecer, não tem problema: do mesmo jeito que entrou, o dente será expelido quando a criança for ao banheiro.

Caso os pais fiquem muito preocupados, não há problema em levar a criança para fazer uma radiografia de tórax e abdômen. Vale conferir se tudo está certinho e certificar-se de que o dente não foi parar nas vias respiratórias, por exemplo.

O que acontece se não arrancar os dentes de leite?

O dente permanente merece atenção!

Se o dente permanente está aparecendo, sem que o dente de leite tenha caído, você deve levar seu filho ao odontopediatra para que o dente de leite seja extraído.

Como essa é uma fase em que o maxilar e a mandíbula estão em crescimento, o problema costuma se resolver sozinho depois da extração.

O próprio movimento muscular de falar e de comer já estimula a correção, sem precisar recorrer aos aparelhos ortodônticos.

Essa sobreposição vem acontecendo cada vez com mais frequência, porque a garotada prefere alimentos que exigem pouca mastigação, em vez de frutas, por exemplo, que são mais duras.

Caiu… E agora?

Quando a criança perde os primeiros dentes de leite, muitos pais guardam de recordação, transformam em pingentes ou estimulam os filhos a colocá-lo embaixo do travesseiro, à espera da fada do dente. No entanto, a ciência oferece outras possibilidades de destino para esse pedacinho do seu filho.

Você pode, por exemplo, guardar o dente extraído em um recipiente com soro fisiológico, dentro de uma caixinha de isopor com gelo, e encaminhá-lo para uma universidade de odontologia da sua cidade. Muitas instituições recebem essas doações, que são úteis para diferentes tipos de pesquisa e para o estudo da anatomia durante as aulas.

Outra possibilidade é entrar em contato com laboratórios ou universidades que realizam pesquisas com células-tronco. A instituição enviará à família ou ao consultório do odontopediatra responsável pela extração um recipiente específico, com um líquido usado exclusivamente para conservar os tecidos da polpa do dente (a parte encontrada no centro da raiz, onde possivelmente há tecidos com células-tronco).


✅ Os cuidados com os dentinhos de leite são muito importantes para que os dentes permanentes do seu filho sejam saudáveis. Nós oferecemos  o exclusivo programa Conquist Kids, onde é realizado o tratamento preventivo, cuidando da saúde bucal do seu pequeno com todo o carinho e atenção. 

Quer saber mais sobre o Programa?  Clique abaixo  👇🏻 

cta odontopediatria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.