Prótese sobre implantes

A Prótese sobre implantes é a substituição de dentes ausentes utilizando pinos de implantes como sustentação. Trata-se de um procedimento seguro e confiável, desde que executado por um profissional competente que utilize um implante dentário da melhor qualidade e procedência.

Temos três tipos de tratamentos no caso de ausência total dos dentes:

Overdenture (removível)

A overdenture é uma prótese de simples confecção, instalada sobre dois ou quatro implantes, dando condições adequadas de retenção. Ela é uma prótese removível, de todos os dentes, que tem uma retenção maior do que uma prótese convencional (dentadura), pois é fixada sobre os pinos de implante dando maior segurança ao paciente.

Protocolo Fixo

É uma prótese fixa instalada sobre pinos de implantes de todos os dentes. A principal vantagem é devolver a função mastigatória. Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original, já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual sobe para 85%.

Parcial Fixa

É uma prótese fixa instalada sobre os pinos para substituir pequena quantidade de dentes , podendo ser até mesmo uma prótese unitária, evitando os processos de desgaste dos dentes necessários para o tratamento utilizando pontes fixas.

Por que realizar o tratamento de Prótese sobre Implantes?

Este tratamento possui como principal objetivo a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Além disso, o tratamento ajuda a repor de forma indireta os dentes ausentes ou perdidos.

Como será feito o tratamento de Prótese sobre Implantes?

Depois de instalar os Implantes (pinos de titânio que substituem a raiz do dente), o cirurgião dentista irá fixar a prótese sobre os implantes já cicatrizados. Este período irá variar de paciente para paciente e, dependendo de condições específicas, a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento, o que chamamos de implante com carga imediata. É realizado o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias. Depois de pronta a prótese, algumas consultas são necessárias para determinação da altura, tamanho e formato dos dentes, sendo sempre todas as etapas acompanhadas pelo dentista. Depois dessa etapa a prótese é fixada no pino de implante, finalizando dessa forma o seu tratamento.

Qual é o risco de não realizar o tratamento de Prótese sobre Implantes?

Não realizar o tratamento de reposição de dentes perdidos com implantes provoca uma série de problemas de saúde. Alguns exemplos são:

• Deficiências na mastigação e digestão.
  • Dificuldade para higiene bucal.
  • Interferência na fala.
  • Perda óssea severa e de outros dentes.

Além disso, pode haver reflexos psicológicos causados pela vergonha ou alterações do padrão estético, fazendo o paciente levar uma vida infeliz, com baixa (auto)estima, isolamento e depressão. A reabilitação da saúde bucal através do Implante é uma solução eficaz, segura, duradoura e que agrada a muitos pacientes.

Quando é indicado o tratamento para a colocação de próteses dentárias?

A ausência de um único dente provoca sérios danos ao sistema estomatognático (dentes, músculos, ligamentos e articulações têmporo-mandibulares). Dessa forma, recomenda-se corrigir desde a falta de um único dente até a perda total dos dentes.

Quanto tempo duram os implantes dentários e as próteses dentárias?

Esse fator varia de paciente a paciente, levando em conta a disciplina nas visitas ao consultório e a higienização correta do paciente. Os Implantes e as Próteses sobre Implantes podem durar até o fim da vida, sendo que a qualidade e marca dos implantes também interferem da durabilidade dos mesmos.

As próteses dentárias podem ter uma duração média entre 5 e 10 anos, mas se bem feitas por um profissional e um bom protético (técnico de laboratório) que utiliza aparelhagem e materiais de primeira linha, podem durar mais. Próteses com dentes pré-fabricados sobre resina acrílica duram menos que as porcelanas, pois as resinas desgastam e pigmentam com mais facilidade, tendo portando a indicação para substituição dos dentes de 5 em 5 anos.

PERGUNTAS PÓS TRATAMENTO

Como funcionará a higiene e manutenção da minha Prótese sobre Implantes?

Nesta nova fase pós tratamento, o paciente deverá higienizar o local no mínimo 3 vezes ao dia com fio dental, escovas interdentais (fundamentais para quem usa prótese) e escova de dentes apropriada para cada tipo de prótese. Visitas regulares ao consultório do dentista de 4 em 4 meses são fundamentais, pois ajudar a previnir uma série de doenças, e aumentar a vida útil das próteses e restaurações.

Como posso evitar riscos maiores de infecção pós-operatório?

O pós-operatório deste tratamento é bem mais tranquila comparada a outras cirurgias bucais do mesmo porte. Neste período podem ser utilizados antinflamatórios e analgésicos como maneira de reduzir edema da área e evitar riscos maiores de infecção.

É fundamental que o paciente siga à risa as intruções do dentista, pois um antibiótico pode causar mais danos que benefícios se não ingerido na dose e períodos adequados.

Alguns procedimentos podem adotados, sendo eles:

• Uso de Antibioticoterapia prévia e após a cirurgia;
  • Enxágue da boca com antisépticos potentes (clorexidina 0,12%);
  • Limpeza da face.

Como funciona a cicatrização da Prótese sobre Implantes?

A cicatrização nesta etapa é bastante previsível com menores riscos que na fase anterior. É basicamente uma cicatrização gengival bastante importante para o sucesso estético das próteses. O paciente deve seguir atentamente as instruções de higienização. Eventualmente pode passar mais algum período sem usar as próteses até a completa cicatrização.

Alguns anos após realizar o tratamento percebi perda óssea. O que devo fazer?

No caso da perda óssea que ocorre com o passar dos anos, deve-se realizar um reembasamento (enchimento) com resina acrílica destas próteses uma vez a cada 12 meses, com a finalidade de mantê-las sempre firmes e em íntimo contato com o tecido mucoso gengival para que não percam a retenção e fiquem soltas, dificultando a mastigação e fonação.