PRÓTESE MÓVEL – PPR

O PPR é uma prótese – aparelho protético – utilizado para substituir um ou mais dentes ausentes, usando como apoio os dentes sadios e as gengivas. Esta prótese removível possui uma armação metálica com grampos que abraçam os dentes vizinhos às ausências e resina acrílica. Os dentes artificiais são fixados nesta base mista. Assim como as Próteses Totais, também poderá ser provisória.

Dependendo do caso, o paciente se frustra com a estética por conta dos grampinhos metálicos que às vezes ficam visíveis. Neste caso, o paciente deve ser informar sobre outras opções como Implante ou Prótese fixa. A Prótese Móvel também é conhecida como ponte móvel, bridge e roach.

Utilizada para substituir um ou mais dentes ausentes, usando como apoio os dentes sadios e as gengivas. Esta prótese possui uma armação metálica com grampos que abraçam os dentes vizinhos às ausências e resina acrílica.

Utilizada para substituir um ou mais dentes ausentes, usando como apoio os dentes sadios e as gengivas. Esta prótese possui uma armação metálica com grampos que abraçam os dentes vizinhos às ausências e resina acrílica.

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Por que realizar o tratamento de Prótese Móvel PPR?

A Prótese Móvel é uma das opções para reposição de dentes perdidos. O objetivo deste tratamento é a recuperação da função mastigatória, oclusão (mordida), e também da estética para o paciente.

 

Como será o meu tratamento de Prótese Móvel PPR?

Para que seja possível o início do tratamento de prótese, é necessário que todo o tratamento clínico seja feito previamente (endodontia, exodontias, periodontia, etc). É imprescindível ter saúde gengival para que não haja risco de perda de outros elementos dentais.

Desta forma, o tratamento inicia-se com a moldagem das arcadas. A partir daí, o dentista encaminha um modelo da boca do paciente para o Laboratório Protético para que, primeiramente, a armação metálica seja feita. Posteriormente algumas consultas serão necessárias para provas da base, registros de medidas, definição de cores, dos dentes, etc.

 

Como este aparelho se fixa na boca?

Este aparelho se mantém preso através de grampos semi-flexiveis que se prendem nos dentes remanescentes atráves de leve atrito e retenção mecânica.

 

É possível eliminar os grampos metálicos a fim de torná-lo imperceptível?

Em alguns casos sim. Mas é necessário a confecção de encaixes macho-fêmea através de coroas fixas feitas especialmente para reter a ponte. O que se deve ter em mente é que a diminuição do tamanho dos grampos pode levar a uma perda na retenção.

 

Quanto dura uma PPR ?

Depende do uso e principalmente do estado dos dentes de suporte da prótese.

 

Qual é o risco de não realizar o tratamento?

Todos sabemos como o fato de não poder sorrir pode afetar a nossa auto-estima. Além disso, uma pessoa sem dentes, pode desenvolver problemas estomacais como gastrite por não conseguir fazer uma mastigação eficiente. E, sabemos que o processo de digestão inicia-se pela mastigação dos alimentos. A ausência de dentes também pode gerar problemas nas articulações têmporo-mandibulares, dores e depressão.

Existem, como vimos, muitas opções para repor dentes perdidos. Hoje em dia, com o desenvolvimento tecnológico e capacitação dos profissionais, temos o Implante como a primeira opção dos dentistas em razão do benefício trazido ao paciente. Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente levando em consideração a condição bucal do paciente e sua disponibilidade financeira.

 

PERGUNTAS PÓS TRATAMENTO

Quais são os cuidados após a extração de um dente?

Alguns cuidados após a extração de um dente devem ser cumpridos à risca para evitar problemas e complicações futuras, entre eles:

  • Nas primeiras 24 horas não fazer bochecho e não chupar o sangue, pois isso irá fazer com que o coágulo seja rompido, aumentando a hemorragia.
  • Não fumar, pois o cigarro evita a cicatrização e envolve a sucção.
  • Evitar se deitar e não realizar atividades físicas após a extração. É importante que o paciente não abaixe muito a cabeça, pois esse ato atrapalha a coagulação do sangue.
  • Nos dias seguintes apenas ingerir alimentos líquidos e semi-líquidos. Durante alguns dias, evite alimentos muito quentes.
  • Evite exposição ao sol para evitar que o sangramento aumente.
  • É importante tomar os medicamentos prescritos pelo dentista e seguir as suas orientações. Na maioria das vezes, os medicamentos prescritos são analgésicos para aliviar a dor.

Como cuidar da higiene da minha Prótese?

Para garantir a durabilidade das próteses fixas são necessárias visitas regulares ao dentista, cuidados com a higiene oral e utilização de dispositivos como:

  • Utilização diária do Fio Dental.
  • Escovilhões ou Fio com ponta endurecida que ajuda na limpeza dos espaços entre dentes e pônticos.

Entre em contato conosco