Prótese fixa (Elementos Parciais)

As próteses são peças confeccionais com a finalidade de repor dentes ausentes e trazer mais beleza ao sorriso do paciente. Para este procedimento, existem dois tipos de próteses: Totais e Parciais.

As Próteses Parciais substituem um ou mais dentes e é bem aceita por alguns pacientes. Porém, normalmente esse tipo de prótese é desconfortável devido à sua mobilidade na boca.

Esta prótese é feita de plástico e possui uma estutura com grampos de metal, o que afeta a sua aparência. É possível confeccionar uma Prótese Removível Provisória que não contém estrutura de metal, mas apresenta menor resistência e durabilidade. A capacidade de mastigação das próteses parciais são inferiores em comparação as próteses fixas.

Os elementos provisórios em Prótese Fixa, como são popularmente conhecidos, fazem parte do planejamento do dentista para o paciente e definem o sucesso do tratamento odontológico, seja de um elemento ou em reabilitação orais.

É utilizada quando há vários dentes perdidos. Seus componentes são: dentes suporte, dentes pilares, retentores, pônticos e conectores.

É utilizada quando há vários dentes perdidos. Seus componentes são: dentes suporte, dentes pilares, retentores, pônticos e conectores.

PERGUNTAS FREQUENTES

Por que realizar o tratamento de Prótese Fixa?

Além de substituir dentes perdidos, este tratamento proporciona a reabilitação bucal em todas as suas funções, sendo elas: estética, fonética e mastigação.

Como será o meu tratamento de Prótese Fixa?

Antes de se fazer uma coroa ou prótese fixa, o dente (ou dentes) deve ser preparado para que o dentista faça um molde exato para a confecção da coroa ou ponte. A partir deste momento é confeccionada uma peça provisória em resina que será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto a coroa ou prótese fixa permanente está sendo feita.

É importante ressaltar que o elemento provisório tem uma durabilidade curta e pode apresentar instabilidade por não ser cimentado definitivamente, dessa forma a colocação da prótese definitiva pelo dentista é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico.

Quando estiverem prontas as definitivas, a coroa ou prótese temporária são removidas para que a nova seja cimentada sobre o dente ou dentes já preparados.

Qual é o risco de não realizar o tratamento?

A não reposição de dentes perdidos pelo dentista pode acarretar uma série de complicações, entre as quais:

  • Problemas estéticos.
  • Perda da autoestima.
  • Modificação do preparo do elemento dentário.

Em quais casos são recomendados a colocação da Prótese Fixa?

Os dentistas indicam a colocação de uma prótese dentária fixa nas seguintes situações:

  • Reabilitação de implantes colocados nos espaços edêntulos com coroas individuais ou pontes.
  • Recobrir os dentes desvitalizados, cuja estrutura se encontra em estado frágil.
  • Recobrir os dentes com alterações da cor, forma, tamanho e posição.
  • Substituição de dentes ausentes, utilizando dentes adjacentes como apoio.
  • Restaurações externas em que a quantidade de dentes remanescentes é mínima.

PERGUNTAS PÓS TRATAMENTO

Qual a duração deste tratamento?

A prótese fixa é um tratamento extenso, sendo necessárias diversas sessões até a sua conclusão total, ou seja, colocação da prótese definitiva.

Como cuidar da higiene da minha Prótese?

Para garantir a durabilidade das próteses fixas são necessárias visitas regulares ao dentista, cuidados com a higiene oral e a utilização de dispositivos como:

  • Utilização diária do fio Dental
  • Escovilhões ou fio com ponta endurecida que ajuda na limpeza dos espaços entre dentes e pônticos.

Quando a Prótese Fixa deve ser substituída?

É aconselhável que o paciente agende consultas de seis em seis meses para que o dentista tenha o controle do pós tratamento.

A substituição das próteses variam de paciente a paciente, levando em conta o cuidado que o mesmo tem diariamente e das consultas regulares com o dentista.

Quebrei a minha Prótese Fixa. O que devo fazer?

Ao quebrar a prótese dentária não significa que é necessário a colocação de uma nova.

Independente da prótese ser fixa ou removível, dependendo da gravidade da fatura, ela pode ser reparada. Os consertos das próteses costumam ser baratos.

Entre em contato conosco