Prótese fixa (Núcleo ou pinos)

A prótese fixa é uma forma excelente de repor dentes perdidos. São dentes artificiais feitos normalmente em porcelana ou resina sobre uma base de metal (metalocerâmica), uma prótese utilizada quando há ausência de dentes. Para confeccionar esta prótese fixa, o dentista conta com o trabalho de um protético. A fixação da prótese na boca ocorre por meio de pinos intracanais e desgaste dos dentes vizinhos às ausências, que são preparados para receber a prótese. Após este tipo de prótese ser colocada, somente o dentista poderá removê-la.

A prótese fixa nunca é removida, ao contrário de uma prótese removível. Ela é estável na boca, funciona de forma muito similar aos dentes naturais, proporciona boa mastigação e aparência de dentes saudáveis.

As próteses fixas são muito resistentes e duráveis, mas pode haver necessidade de trocá-las em intervalos de alguns anos. Essa avaliação será feita pelo dentista na sua consulta periódica.

O que são núcleos ou pinos intracanais?

Quando a restauração através da dentística não é mais possível devido à grande destruição da coroa dental (parte visível do dente), o dente precisa ser reposto através de prótese fixa. Os pinos intracanais são estruturas metálicas ou de materiais estéticos, como fibra de vidro, cimentadas no interior do canal radicular de dentes tratados endodônticamente. Estes pinos são necessários para reforçar a estrutura dental e servir de apoio para a prótese fixa.

 

A prótese fixa é a substituição de um ou mais dentes perdidos e permite a reabilitação da mastigação, fala ou sorriso do paciente

A prótese fixa é a substituição de um ou mais dentes perdidos e permite a reabilitação da mastigação, fala ou sorriso do paciente

 

VEJA COMO É FEITA A PRÓTESE FIXA

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Como será meu tratamento?

Primeiramente o dente é submetido ao tratamento de canal. Em seguida, este canal é preparado para moldagem, no caso de núcleos metálicos fundidos ou para receber diretamente o pino no caso dos pré-fabricados. Após a cimentação do núcleo, é feito um preparo e posteriormente, a moldagem para a confecção da prótese fixa.

E se eu não fizer o núcleo?

Se um dente com canal tratado, não receber um núcleo antes da instalação da prótese fixa, esta poderá não suportar os efeitos da mastigação e ter uma durabilidade menor.

Por que realizar esse tratamento?

Quando um dente foi muito destruído pela doença cárie ou por fraturas, muitas vezes não é possível restaurá-lo utilizando resinas. Neste caso, apenas uma prótese poderá devolver a função estética, e a mastigatória indispensável para a boa digestão dos alimentos.

PERGUNTAS PÓS COLOCAÇÃO DA PRÓTESE FIXA

Quebrei uma prótese fixa. O que devo fazer?

A quebra de uma prótese dentária não significa, necessáriamente, a colocação de uma nova prótese. Uma prótese dentária fixa, dependendo da gravidade da fratura, poderá ser reparada.

Quando é que a prótese dentária fixa deve ser substituída?

A consulta de rotina deve ser feita de 6 em 6 meses, para verificar a condição da gengiva e das próteses fixas. A necessidade de substituição das próteses fixas depende bastante dos cuidados que o paciente tem. A prevenção é o melhor método para a prótese fixa durar por mais mais tempo.

Entre em contato conosco