Odontopediatria

A Rede Conquist e a turminha Conquist Kids quer o sorriso da sua família sempre bonito e saudável. Pensando nisso, oferecemos o exclusivo Programa Preventivo Conquist Kids! Com ele a nossa turminha ajuda a evitar que seu filho tenha problemas de saúde bucal em qualquer fase da vida!

Seu filho escova os DENTES certinho todos os dias?

Sabemos que escovar os dentes dos pequenos não é uma tarefa fácil. Temos que chamar várias vezes e nem sempre eles cooperam. Porém, é muito importante escovar os dentes da criança ainda pequena e ir ensinando a ela a forma correta de se escovar para que não se machuque e tenha os dentes sempre limpinhos. Consultar um dentista assim que nascerem os primeiros dentes de leite é indispensável para a prevenção de problemas maiores e para uma saúde bucal perfeita desde os primeiros anos de vida.

Com tudo isso é possível meu filho não ter cáries?

O método da Conquist possui 99,8% de eficácia na redução das cáries. O programa de prevenção de cáries que utilizamos é o que tem o melhor resultado já publicado no mundo. Veja como funciona:

1. A criança é atendida pelo dentista que ensina a escovação em um Escovódromo, checa e corrige a forma como a criança está escovando os dentes.
  2. A criança é atendida pela dentista que faz todo diagnóstico e prevenção.
  3. Durante a estadia na Conquist, teremos muitas atividades pedagógicas com a turminha da Conquist Kids em nossa brinquedoteca, jogos de colorir e brincadeiras para os pequenos e videogame e internet para os maiores.

Seu filho bebe leite...

Alguns pais, por mais atenciosos e cuidadosos que sejam, deixam passar alguns detalhes importantes para a saúde bucal de seus filhos. Crianças e adolescentes desenvolvem a cárie com muito mais frequência e intensidade que o adulto. Isso acontece, principalmente, porque os pequenos não sabem ou não conseguem cuidar da saúde bucal da forma correta. Estudos comprovam que o acompanhamento odontológico preventivo e a remoção mecânica da placa desde a infância pode garantir 99,8% de eficácia nos resultados contra cárie em todas as fases da vida.

Para a Rede Conquist a saúde bucal da sua família vem sempre em primeiro lugar!

A3

O que é a cárie?

A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes. Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causar a doença cárie estão presentes na sua composição.

Meus dentes podem ser pouco resistentes à cárie?

Existem algumas doenças que podem alterar a composição dos dentes, levando à má-formação dentária. Além disso, todos os dentes são mais susceptíveis à cárie quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa. Isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie.

Indivíduos com deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação. Portanto, independentemente de os dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que a limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.

Quais são os alimentos mais cariogênicos? Há alimentos que protegem contra a cárie?

Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição: os doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos. Existem alguns alimentos que escondem o açúcar na sua composição, como a mostarda e o ketchup. Todos esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, seguindo-se a escovação. A freqüência com que se come o açúcar é muito importante: quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos; se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie durante 100 minutos! O açúcar também pode estar presente em medicamentos líquidos e xaroposos, portanto, após ingeri-los, é preciso escovar os dentes. A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado. Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.

O mel ou o açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem danos aos dentes?

Esses alimentos são ricos em açúcares facilmente transformados em ácidos pelas bactérias cariogênicas. O hábito de adoçar alimentos ou lambuzar a chupeta com mel pode provocar lesões de cárie, portanto, deve ser evitado.

Como posso saber se tenho cárie?

A identificação das lesões de cárie pode ser feita através da visão direta dos dentes e do emprego do fio dental. Antes de observar a superfície dentária, há necessidade de remoção da placa bacteriana que a recobre. Portanto, você deve fazer o auto-exame após escovar seus dentes e em local bastante iluminado. Essa doença se estabelece antes de as cavidades serem vistas nos dentes. Portanto, procure alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras) e entre os dentes. Em um estágio mais avançado da doença, as manchas podem evoluir para cavidades e os sintomas já começam a aparecer: dor quando mastigamos alimentos doces ou quando bebemos algo quente ou gelado, causando desconforto e mau hálito. O fato de o fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser um sinal de lesão de cárie.

Como posso combater ou prevenir essa doença?

Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie. Dentre esses fatores, podem ser citados: evitar a ingestão de alimentos açucarados – caso não seja possível, você deve ingeri-los junto às principais refeições – e limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização, isto é, a saída de minerais do dente e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades. A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir.

É importante visitar seu dentista regularmente para que ele possa, através do exame clínico, controlar sua saúde bucal e orientar sobre qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.

Existe vacina para a cárie?

Apesar dos estudos feitos até agora, não podemos contar com uma “vacina” que previna a cárie dentária.

PERGUNTAS PÓS TRATAMENTO

Há dor após realizar uma obturação?

É normal sentir incômodo, dor ou uma certa sensibilidade nos dentes obturados. Estas “dores irradiadas” são os nervos do dente obturado que envia sinais de dor aos outros dentes. Isto deverá desaparecer ao final de uma semana ou duas.

Quais cuidados devo tomar após realizar uma obturação?

Após uma obturação, cuide bem dela. Siga uma rotina regular de cuidados de higiene oral, que consiste em escovar os dentes duas vezes por dia (de preferência com uma pasta de dentes com flúor) e utilizar regularmente o fio dental. Ir ao dentista para visitas de controle é extramamente importante – você pode não notar quando a obturação começar a se desgastar, mas o seu dentista saberá detectar o problema e encontrar as zonas vulneráveis durante a consulta. Se a sua obturação se partir ou cair, vá imediatamente ao dentista para que ela possa ser reparada ou substituída.