Implante dentário

O uso de próteses e implantes dentários é uma excelente forma de solucionar a falta de dentes e problemas de mastigação. Os implantes são raízes artificiais de titânio instaladas por processo cirúrgico de forma muito simples, rápida e indolor, para substituir um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixada uma prótese dentária de um ou de vários dentes, buscando recuperar as funções físicas e obter uma estética natural. É um processo que envolve duas etapas:

  • A 1ª, uma etapa cirúrgica, onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes;
  • A 2ª, a etapa da prótese, onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.

 

Por que realizar o implante dentário?

  • Tem estética semelhante a de um dente natural;
  • Substitui as raízes dos dentes para reposição dos dentes perdidos;
  • É indolor;
  • Fornece melhor estabilidade das próteses;
  • Torna desnecessário o desgaste dos dentes vizinhos para reabilitação por prótese fixa;
  • Pode retardar o processo de reabsorção do tecido ósseo alveolar;
  • Ancora, se necessário, dispositivos para a execução de tratamentos ortodônticos.
O implante dentário é um pino de titânio, parecido com um pequeno parafuso, que é ancorado no osso do paciente e que substitui a raiz de um dente perdido. Logo, esse pino vai funcionar como uma raiz artificial e "segurar" a prótese dentária

O implante dentário é um pino de titânio, parecido com um pequeno parafuso, que é ancorado no osso do paciente e que substitui a raiz de um dente perdido. Logo, esse pino vai funcionar como uma raiz artificial e “segurar” a prótese dentária

 

VEJA COMO É FEITO O IMPLANTE DENTÁRIO

PERGUNTAS FREQUENTES

Quero fazer um implante dentário, mas tenho medo. O que fazer?

A colocação de um implante dentário é um procedimento muito simples. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você já poderá trabalhar no dia seguinte. A colocação do implante dentário no osso impressiona os pacientes, mas é importante dizer que o osso é pouco sensível. A sensibilidade está apenas na gengiva e é facilmente controlada por meio de medicamentos.

Quais os riscos cirúrgicos do implante dentário?

Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

Quanto tempo dura a cirurgia de implante dentário?

Normalmente não passa de duas horas. Em casos excepcionais, este tempo pode ser estendido. Sempre que possível, o cirurgião dentista colocará uma prótese provisória para manter o equilíbrio estético e funcional. Após uma semana, você retorna à clínica para o controle pós-operatório e a remoção da sutura.

Devo extrair um dente natural para colocar implante dentário?

O dente natural sempre é melhor do que qualquer prótese. Porém, em certas situações em que dentes naturais estão muito comprometidos por doença periodontal, por exemplo, o implante dentário é uma opção.

Como um implante dentário é esterilizado? Pelo fato de ser um material estranho, existe risco de rejeição ou de contaminação?

Os dois métodos normalmente utilizados para esterilização do implante (estufa ou autoclave) oferecem total segurança. A rejeição a um implante dentário é nula, pois o titânio é um material imunologicamente inerte. Quanto à contaminação, quando ocorre normalmente por via cirúrgica e não por falhas do processo de fabricação do implante dentário.

Em quanto tempo ocorre a cicatrização do implante dentário? E por quanto tempo ele dura?

Em geral, leva-se de 3 a 6 meses para que o implante se cicatrize, antes da colocação do dente definitivo, por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ou removível. Em 95% dos casos, se não for perdido nos dois primeiros anos de uso, o implante pode durar durante toda a vida do paciente.

PERGUNTAS PÓS IMPLANTE

Devo voltar ao dentista depois de colocar os implantes?

É necessário no mínimo um controle clínico radiográfico a cada ano.

Quais os cuidados que devemos ter depois que colocamos o implante e a prótese?

Toda prótese está sujeita a acidentes durante o ato mastigatório. O paciente deve evitar alimentos excessivamente duros e de pigmentação forte. O controle da placa bacteriana deve ser o mesmo para implantes e os dentes naturais. O controle periódico deve ser feito pelo dentista, pelo menos uma vez de cada 6 meses.

E se o implante dentário falhar, qual o melhor procedimento?

A falha pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes dentários curtos. A melhor alternativa é tentar novamente, principalmente se houver osso suficiente, pois após a remoção do implante o osso tende a se tornar um pouco mais denso. Normalmente, em áreas de maior risco de perda, o paciente é avisado antes da cirurgia.

Entre em contato conosco