Documentação Ortodôntica

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames (radiografias, fotografias intra e extrabucais, modelos em gesso das arcadas dentárias, análises cefalométricas e de modelos computadorizados) que proporciona uma visão abrangente do paciente, permitindo maior detalhamento no exame do caso inicial.

A não realização da documentação ortodôntica, e consequentemente do tratamento ortodôntico caso seja preciso, traz problemas funcionais e estéticos para o paciente, entre os quais:

  • Dificuldade para higienização da boca, facilitando o surgimento da cárie, a formação de tártaro e problemas gengivais;
  • Desequilíbrio dos dentes, com possíveis perdas a longo prazo;
  • Problemas estéticos devido ao posicionamento errado dos dentes;
  • Problemas mastigatórios e digestivos, pela má trituração dos alimentos, interferindo na saúde total do paciente.
Documentação Ortodôntica

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames e procedimentos utilizado pelo ortodontista como complemento para o diagnóstico da má oclusão e planejamento do tratamento ortodôntico

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Por que realizar a documentação ortodôntica?

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista clínico poderá decidir se o tratamento ortodôntico é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Como será minha documentação ortodôntica?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz. Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos:

Aparelhos ortodônticos fixos: são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária.

Aparelhos ortodônticos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Entre em contato conosco