Aplicação de flúor

A aplicação tópica de flúor (ATF) é um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam risco de cárie. O flúor é importante na formação dos dentes, pois favorece a formação de cálcio e potássio. Para a prevenção da cárie é preciso ter o flúor presente de forma constante no meio bucal.

A aplicação do flúor pode ser realizada de diversas formas, entre elas, aplicação direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz. Essa forma de aplicação é mais recomendada para pacientes muito jovens que não toleram o uso de moldeiras.

Quem faz esse procedimento é o próprio dentista, dentro do consultório. Após a aplicação é necessário ficar pelo menos 30 minutos sem ingerir alimentos ou líquidos.

como é feita a Aplicação de Fluor

Na aplicação de flúor feita no consultório, o dentista seca sua boca e aplica uma solução, espuma ou verniz. Alguns dentistas colocam um gel ou espuma dentro de uma moldeira que você utiliza por alguns minutos

PERGUNTAS FREQUENTES

E se eu não fizer a aplicação de Flúor?

A falta do flúor pode causar o aparecimento de cárie e enfraquecimento do esmalte dentário.

O CREME DENTAL INFANTIL DEVE CONTER FLÚOR?

Devido à falta de coordenação motora adequada, o creme dental indicado para pacientes infantis deve conter uma menor quantidade de flúor quando comparada à quantidade presente nos cremes dentais convencionais, ou não conter flúor algum. Isso se dá pelo fato de que as crianças têm maior facilidade em engolir o creme dental. A ingestão contínua pode ocasionar a fluorose e dores estomacais. A escovação deve ser feita sempre supervisionada pelos pais, até que a criança desenvolva a coordenação motora ideal para não engolir o creme dental.

O QUE É FLUOROSE?

A fluorose ocorre devido à exposição excessiva de flúor, comprometendo o desenvolvimento de dentes permanentes e causando manchas esbranquiçadas e listras horizontais. Em casos mais graves, dentes acometidos pela fluorose podem apresentar deficiência na formação de esmalte e dentina, ficando mais fracos. Manchas marrons também podem estar presentes. O desenvolvimento e o grau da fluorose são multifatoriais, dependendo da quantidade de flúor ingerido, por quanto tempo foi ingerido e durante qual período de desenvolvimento dos dentes.

Por que fazer a aplicação de Flúor?

A aplicação do flúor é importantíssima, pois deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.

Entre em contato conosco