Ronco e dor? 11 sinais de que você precisa de um dentista

shutterstock_165362660

CONQUIST ODONTOLOGIA 20/10/2015 atualizado em 30/08/2022 l ⌛️ 5 min.

Quando se trata de saúde bucal, a melhor conduta é ir ao dentista de seis em seis meses para um bom trabalho de prevenção. Mas isso quase nunca é praticado. Normalmente, as pessoas só recorrem ao consultório quando o dente dói e, às vezes, o tratamento acaba sendo mais exaustivo do que necessário caso o quadro fosse detectado inicialmente.

E, apesar das pessoas associarem o dentista apenas à cárie e problemas na gengiva, outros distúrbios podem ser detectados naquela cadeira. Problemas de sono, dores de cabeça e até mesmo transtornos alimentares podem dar sinais na boca. “Os indícios de que passou da hora da consulta são dores na região bucal ou facial, mau hálito, gengiva sangrando, dor para mastigar alimentos duros, presença de feridas que não cicatrizam em duas semanas, alteração de cor dos dentes ou da mucosa, entre outras”, diz Andréa Lusvarghi Witzel, professora de estomatologia clínica da Faculdade de Odontologia da USP.

Veja 11 sinais de que você precisa procurar seu dentista:

1- Ronco e apneia

O dentista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco – ruído causado pela vibração do ar durante sua passagem pelas vias aéreas – e a apneia obstrutiva do sono – episódios de interrupção da respiração durante o sono.  Quando o ronco e a apneia são causados pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, o cirurgião-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posição da mandíbula e libera essa obstrução, melhorando tanto ronco quanto a apneia.

2- Dor de cabeça

As dores de cabeça nas regiões das têmporas ou músculos da região da bochecha e pescoço, estão frequentemente associadas às disfunções na articulação temporomandibular que, geralmente, são manifestadas por dor e estalo ou barulho de areia, na região da articulação que liga a mandíbula ao crânio, próxima ao ouvido. Para o tratamento, é preciso uma equipe multidisciplinar: dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e reumatologistas.

3- Sinusite

A sinusite é uma inflamação ou infecção da mucosa do seio maxilar e, em 10% dos casos, pode ser causada por problemas bucais, como cáries, periodontite, cistos entre outros. Isso ocorre porque os dentes e o seio maxilar estão ligados por um grande número de pequenos vasos entre a mucosa da boca e os tecidos que revestem os dentes, como ossos, gengiva e ligamentos dentários. E, por conta dessa ligação, quando os dentes ou as gengivas apresentam alguma inflamação, acabam “contaminando” o seio da face. Uma vez determinado que o agente causador da sinusite é de fato o dente, um trabalho multidisciplinar é o mais indicado para o tratamento.

mau halito

Conheça as causas das infecções bucais e os diferentes tipos de problemas que elas provocam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.