Tratamento Ortodôntico – Riscos de NÃO realizar.

Você deve estar  pesquisando sobre os riscos pois está considerando postergar seu tratamento ortodôntico, certo?

Certamente você está analisando propostas e tudo mais, mas quero te dizer para não deixar esse assunto de lado. Quanto mais tempo você demorar para colocar seu aparelho mais os problemas dentários vão se acumular e é sabido que uma boa saúde bucal influência na saúde de todo o corpo. Além disso dependendo de seu diagnóstico o tratamento ortodôntico pode ficar muito mais complexo com o tempo. Então não deixe para depois, ok!?

Abaixo listei os principais problemas que vão se acumulando ao não realizar o tratamento ortodôntico:

1. Maior acúmulo de placa bacteriana, cáries e gengivite

CAUSA: Dentes apinhados — também conhecidos como dentes encavalados — ou tortos.

Engana-se, quem acha que o problema se resume a uma questão estética. Este tipo de disposição dentária dificulta a higienização, até mesmo para profissionais, acarretando outros problemas de saúde bucal, como acúmulo de placa bacteriana, cáries, gengivite, periodontite, podendo chegar até reabsorção óssea.

2. Problemas na mastigação e na digestão

CAUSA: Má oclusão, contato prematuro

As pessoas normalmente têm em média 28 a 32 dentes, e que o correto é que todos esses dentes ou a maioria deles tenham contato simultâneo durante a mastigação. Quando isso não ocorre por algum tipo de má oclusão o processo mastigatório e consequentemente o processo digestivo pode se tornar prejudicado em virtude do alimento não ter sido corretamente triturado pelos dentes.

3. Dor maxilar (ATM) e/ou de cabeça frequente

CAUSA: Mordida desalinhada, mordida cruzada, bruxismo

Se você sofre frequentemente de dor de cabeça ou nos músculos da face, o aparelho ortodôntico tem potencial para solucionar esse quadro.

Isso acontece porque, se a mordida estiver desalinhada, pode haver pressão sobre as articulações que ligam essa parte do corpo à cabeça. O uso do aparelho ortodôntico pode ser necessário para realinhar o maxilar.

4. Dificuldade de mastigação, fala e respiração

CAUSA: Mordida cruzada

É importante perceber a maneira como você mastiga os alimentos.

A mordida cruzada anterior acontece quando os dentes anteriores (da frente) superiores ficam atrás dos anteriores inferiores, o que acaba trazendo, entre outros problemas, dificuldade de mastigação e de fala.

Já a mordida cruzada posterior é caracterizada por dentes posteriores superiores para dentro em relação aos posteriores inferiores. Além do problema estético, a mordida cruzada posterior traz prejuízos à respiração, fala e mastigação.

5. Mau hálito

CAUSA: Dentes apinhados — também conhecidos como dentes encavalados — ou tortos

Se o mau hálito persiste mesmo após uma escovação caprichada e o uso do fio dental, o desconforto pode ser um indicativo da presença de bactérias entre os dentes tortos ou apinhados que necessitam de correção.

6. Problemas no sono

Observe se enquanto dorme costuma babar demais, respirar de maneira ofegante ou roncar.
Normalmente, esses são sinais de que ele pode precisar de aparelho ortodôntico. Por isso, leve a criança até o dentista para que seja avaliada por um profissional especializado, assim, qualquer eventual problema é diagnosticado precocemente, antes de se agravar.

7. Sujeição à traumas e fraturas

CAUSA: Dentes da frente projetados

Além dos problemas psicológicos que podem ser causados por apelidos desagradáveis, especialmente em crianças com idade escolar, pessoas que apresentam projeção dos dentes superiores também estão mais sujeitas a traumas com fraturas na região, exemplo: após uma queda de bicicleta, jogando bola.

8. Má pronúncia das palavras

CAUSA: Má oclusão
A má pronuncia geralmente pode ser oriunda de uma má oclusão dentária do tipo mordida aberta anterior, normalmente originada na infância por hábitos parafuncionais que costumam ser: sucção digital (chupar o dedo), uso de chupeta prolongado, entre outros.

Após instalada a mordida aberta anterior ocorre uma desprogramação da língua onde a mesma passa a se posicionar em um local incorreto fazendo com que a voz saia soprada ou com a sensação de língua presa.

9. Respiração pela boca

CAUSA: Problemas maxilares, mordida aberta anterior, obstrução nas vias aéreas nasais (carne esponjosa).

Se você fica a maior parte do tempo de boca aberta quando está de repouso você pode ter ausência de selamento labial passivo (para tocar os lábios precisa fazer um esforço). Se quiser descobrir, faça um autoexame: vá até a frente do espelho e repare no seu queixo se quando você vai tocar os lábios ele fica franzido, se ficar isso quer dizer que você não fecha a boca com a naturalidade que deveria e isso pode indicar a necessidade de um tratamento ortodôntico.
Seu sorriso é nossa prioridade. Conte com nossa equipe para realizar seu tratamento. Fique à vontade para falar conosco 😉

Abraços!

mm

Sobre Dr. Paulo Augusto Ramos / CRO-SC 8440

  • Graduado em Odontologia pela FOL – UNIMEP, Lins – SP 2001 a 2004;
  • Pós Graduado em Ortodontia pela NAEO –SC 2013 a 2016;
  • Aperfeiçoamento em Ortodontia Pré Corretiva, Typodont e Cefalometria, CORA – Bauru/SP 108 horas, 2005;
  • Aperfeiçoamento Ortodontia Corretiva e Ortopedia Facial, CORA –Bauru/SP, 2005 a 2007;
  • Aperfeiçoamento em estética e Plástica Dental, AOL – Lins/SP, 2004;
  • Atualização Cirurgia Oral Menor, AOL – LINS/SP, 114 horas, 2004;
  • Monitoria em Ortodontia laboratorial, FOL – UNIMEP – 60 horas, 2004;
  • 105° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), São Francisco/Califórnia, 2005;
  • 106° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), USA, Seatle/Washington, 2006;
  • 107° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), USA, Seatle/Washington, 2007;
  • 11° Simpósio Internacional “ Prevenção do Câncer bucal no centro de ressocialização de Lins- SP, USP 2003;
  • 12° Simpósio Internacional “ Avaliação erupção dentaria e Encontro de Saúde Coletiva e Bioética, Lins – SP, USP 2004;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.