Riscos de interromper o tratamento ortodôntico

Muitas pessoas nos procuram porque estão algum tempo sem fazer suas manutenções ortodônticas regulares. Interromper o tratamento ortodôntico pode ser mais sério do que se pensa. Seja por motivo de mudança de cidade onde não conseguiu dar continuidade no tratamento, insatisfação com a evolução do seu tratamento, falta de tempo, dentre tantos outros motivos.

Porém, quando você para de fazer suas manutenções regularmente pode comprometer a sua saúde bucal. Veja quais problemas podem ocorrer:

Escurecimento dos dentes

Ao interromper o tratamento ortodôntico, os brackets passam períodos mais longos colados, expondo ao risco de escurecimento dos dentes durante consumo de alimentos com pigmentação. Isso ocorre pois onde os brackets estão colados o corante não tem contato. Exemplo de alimentos com forte pigmentação: ketchup, vinhos, refrigerantes de cola, etc.

Cáries, Inflamações e infecções bucais

Os brackets, fios, bandas, tubos, borrachinha entre outros acessórios facilitam a retenção de resíduos alimentares. Facilitando assim condições de adquirir doenças como cárie, inflamação da gengiva e até mesmo infecções bucais.

Retrocesso do tratamento

Durante o tratamento, existe uma movimentação que a partir da interrupção pode ocorrer a recidiva, ou seja, os dentes começam a voltar parcialmente a posição antiga. Fazendo com que esse movimento de vai e vem traga perda óssea e encurtamento radicular comprometendo a vida útil dos dentes.

Aumento do tempo de tratamento

Alguns acessórios que utilizamos como molas, disjuntores, ligaduras entre outros precisam ser avaliados mensalmente. Assim como em fases de retrações, caso haja interrupção, o movimento pode passar do ponto ideal por falta ou excesso de força.

Agora que você já conhece os problemas que podem ocorrer ao interromper o tratamento ortodôntico. Procure logo a Conquist mais perto de você e continue o seu tratamento ortodôntico.

Retomar tratamento ortodôntico

Sobre Dr. Paulo Augusto Ramos / CRO-SC 8440

• Graduado em Odontologia pela FOL – UNIMEP, Lins – SP 2001 a 2004;
  • Pós Graduado em Ortodontia pela NAEO –SC 2013 a 2016;
  • Aperfeiçoamento em Ortodontia Pré Corretiva, Typodont e Cefalometria, CORA – Bauru/SP 108 horas, 2005;
  • Aperfeiçoamento Ortodontia Corretiva e Ortopedia Facial, CORA –Bauru/SP, 2005 a 2007;
  • Aperfeiçoamento em estética e Plástica Dental, AOL – Lins/SP, 2004;
  • Atualização Cirurgia Oral Menor, AOL – LINS/SP, 114 horas, 2004;
  • Monitoria em Ortodontia laboratorial, FOL – UNIMEP – 60 horas, 2004;
  • 105° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), São Francisco/Califórnia, 2005;
  • 106° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), USA, Seatle/Washington, 2006;
  • 107° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), USA, Seatle/Washington, 2007;
  • 11° Simpósio Internacional “ Prevenção do Câncer bucal no centro de ressocialização de Lins- SP, USP 2003;
  • 12° Simpósio Internacional “ Avaliação erupção dentaria e Encontro de Saúde Coletiva e Bioética, Lins – SP, USP 2004;